Jesus manda “Amai-vos como eu vos amei”
Queridos irmãos e irmãs, celebramos no dia 18/5 o 5º Domingo da Páscoa. Jesus quer uma comunidade de servidores e que se ama mutuamente. A Igreja é a comunidade que continua a missão de Jesus. As aparições de Jesus aos apóstolos em vários momentos nos fala da importância que Jesus tem que ter na comunidade. Hoje é amor que deve ser a medida de todos que vivem na comunidade.
A comunidade é o lugar ideal para viver o amor.
No livro Atos dos apóstolos nos mostra a viagem apostólica de Paulo e Barnabé. Eles fundaram novas comunidades no Cristo ressuscitado. As características são: o anuncia até os confins da terra, os conflitos que surgem nas comunidades são superados e os sofrimentos são indispensáveis para entrar no Reino de Deus.
Tudo isso é uma forma de dar autenticidade à missão evangelizadora. Paulo cria a ordem dos presbíteros que surgem em Jerusalém. É um ministério para ajudar e administrar a comunidade. Cada comunidade tem o seu presbítero. Como é feita a escolha? oração e jejum. (cf. At 14,21b-27)
O salmo nos lembra que Deus é compassivo com todas as criaturas. Deus nos ama sempre. (cf. Sl 145)
Como é o rosto da comunidade? É o amor que se deve viver os membros, um amor ágape. Sim a babilônia da confusão e desordem deve ser substituída pela Jerusalém Celeste. Uma nova linda e radiante que vai ao encontro do verdadeiro amado. Deus é louvado nas atitudes de cada membro que se comunica e vive a harmonia no amor fraternos. (cf. Ap 21.1-5a)
No evangelho de João nos mostra Jesus despedindo dos discípulos e deixando o mandamento no que é: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Jesus amou primeiro. Esse é o modo de agir de todos na comunidade. Assim o projeto de salvação e libertação se torna real neste mundo.
Ser cristão é viver o amor de Deus em cada um na comunidade cristã. A igreja não é o lugar de privilegiados mas servidores do amor de Cristo com todos. Amor sempre foi a tônica do povo de Deus, mas agora há algo novo, pois o amor vividos pelos membros deve espelhar o amor de Cristo que dou plenamente a todos. (cf. Jo 13,31-33a.34-35)
Assim o cristão que quer seguir Jesus de perto deve ser o viver em comunidade apesar das diferenças das pessoas e ideias.
Somos pessoas renovadas e assim devemos proceder que esse tempo da Páscoa nos encha do Espírito Santo que anima a Igreja e todas as pessoas para fazer o bem.
Que esta liturgia nos ajudou a entender que o amor é importante e sem ele o mundo entra em desordem.
Missionarius Christi semper! Tudo por Jesus, nada sem Maria
Jose B. Schumann
Postar um comentário
Postar um comentário