Devemos ser como o bom Samaritano


Queridos irmãos e irmãs, se queremos seguir Jesus com segurança em vista da vida eterna, temos que percorrer o caminho que Jesus nos prescreve que é a caridade aos mais necessitados. Se amamos a Deus devemos amar a todos os


irmãos. Hoje o mundo precisa de muitos samaritanos que ajudam sem pensar nas despesas.

O caminho existe mas poucos percorre nele devido ao egoísmo e o individualismo que não pensam no próximo necessitado;

A liturgia bíblica deste domingo nos responde a pergunta como chegar na plenitude no céu na esta jornada na terra.

No livro Deuteronômio (Dt 30,10-14) nos mostra Moisés convidando o Povo de Deus a aderir aos Mandamentos que o próprio Deus deu a ele. Assim Moisés fala: "Ouve a voz do Senhor, teu Deus, e observa todos os seus Mandamentos". E ainda fala: "Esta lei não está acima de tuas forças... pelo contrário, ela está bem perto de ti, está em tua boca e em teu coração".

Que maravilha é isso, pois uma lei que não é obstáculo para nós, mas um sinal no caminho que nós fazemos aqui na terra rumo aos céus. Os mandamentos de Deus não é imposição de Deus para o povo, mas algo que sendo posto em prática no meio do povo ajuda a ter bom convívio e comunhão com Deus libertador e com todos, respeitando e preservando assim a dignidade humana.

Na carta de Paulo aos Colossenses (Cl 1,15-20) nos fala que Cristo é o modelo e imagem do Deus invisível que é amor e Cristo é o primogênito das criaturas que é samaritano perfeito da humanidade. Jesus assumiu a nossa humanidade e a elevou no patamar da dignidade humana nos tornando filhos adotivos de Deus. Isso nos faz merecedor do céu em Cristo. Cabe a nós seguirmos Ele com a autenticidade de vida.

O evangelista Lucas (Lc 10,25-37) nos mostra que Jesus  é Deus e o jovem rico que reconhece a divindade de Cristo quando disse: Bom mestre e Jesus falou bom é só Deus e eu sou. Jesus responde a pergunta dele: o que eu devo fazer para alcançar a vida eterna? E Jesus responde o que diz a Lei? Então Jesus resume os muitos preceitos usados pelo em dois:  o amor a Deus e ao próximo.

O caminho é este, mas como o mundo está longe dele. Há muita violência, ódio e desrespeito com a vida humana e com o planeta que está gritando para que pare de destruir as matas e o meio ambiente. Se praticarmos o amor a Deus e aos irmãos, então teremos a vida.

Ainda há muitos que respondem como o jovem rico: quem é o meu próximo? A ideia de próximo era somente os membros da comunidade, mas Jesus vai além. Ele nos fala da parábola do bom samaritano. Ele nos conta sobre o homem caído machucado por um ladrão que fica caído pelo caminho. Neste lugar passa o levita, o fariseu que ignora a pessoa machucada e passa adiante por outro caminho.

Isto acontece bem hoje em dia, mas passa um samaritano que era excluído do povo de Deus por ser de outra região, e é esse que socorre assumindo o homem faz os primeiros curativos e o deixa numa hospedaria, pagando as despesas e ainda diz quando voltar se tiver mais custo pagarei.

Este gesto de amor e misericórdia do samaritano é elogiado por Jesus. Jesus pergunta sobre a parábola quem foi próximo ao homem machucado. Prontamente ele respondeu foi o samaritano. Jesus ainda fala ao jovem para que venda tudo e O siga. Ele se entristece porque era muito rico. Assim, Cristo fala como é difícil o rico entrar no céu. Essa análise que Jesus fez nos dá um alerta para que não apeguemos muitas com as coisas deste mundo e nem acumulemos muito, pois isso atrapalhar de seguirmos Jesus.

Queridos irmãos e irmãs, ser próximo significa sermos misericordiosos e ter a compaixão aos que mais sofrem na doença e na marginalidade do mundo. Não basta achar que é a pessoa é um coitado ou que ela nada faz para sair daquela situação de exclusão, mas sermos o bálsamo regenerador que cura e salva a pessoa da situação de miserabilidade no corpo e na ala,

Que esta liturgia nos ajude a sermos mais humanos e próximos aos que mais sofrem neste e ainda colocando em prática o amor que temos a Deus no gesto de caridade a todos, principalmente aos que mais sofrem.

Tudo por Jesus, nada sem Maria.

 Missionarius Christi semper!

 Bacharel em Teologia Jose B. Schumann

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.