Os habitantes da cidade de Daroca, localizada no nordeste da Espanha, se orgulham de seu passado histórico e de sua importância durante os tempos romanos. É protegida por muros altos em todos os lados e possui mais de cem torres para vigilância e observação. Está a cerca de 75 quilômetros de Zaragoza e foi escolhida pelo SENHOR para uma notável manifestação sobrenatural eucarística.

O passado da cidade ainda parece vivo mostrando muros e castelos medievais, torres, praças e ruas conforme o traçado romano daquela época. Nas igrejas e museus podem ser encontradas a inestimável arte romana e dos mouros, observando-se também a predominância do estilo gótico e a influência do Renascimento.





Embora tenha toda esta riqueza histórica, o maior tesouro de Daroca é a relíquia dos Sagrados Corporais, que data de 1239, quando aconteceu o milagre. Por aquele ano, quando a cidade de Valência estava sob o reinado do Rei católico Dom Jaime, o rei sarraceno Zaen Moro decidiu tomar a cidade com as tropas que haviam chegado do norte da África. O rei católico vendo as intenções do sarraceno, e sabendo que a força militar espanhola era menor, ordenou oferecer uma Santa Missa ao ar livre, e encorajou os soldados assim como os oficiais, a receberem a Sagrada Eucaristia. O Rei Jaime assegurou aos militares que se eles fossem fortalecidos espiritualmente com o Corpo do SENHOR, poderiam lutar sem medo porque receberiam a proteção e a ajuda Divina.

Todavia, assim que terminou a distribuição da Santa Comunhão, os Sarracenos fizeram um ataque de surpresa. O sacerdote que celebrava a Santa Missa ficou confuso e aterrorizado com o estrondo de canhões, os tiros, gritos e toda a confusão que se formou. Por isso, ao invés de consumir as seis Hóstia Consagradas que restaram, as colocou por segurança entre dois Corporais. Rapidamente desceu do altar improvisado e colocou-os debaixo de uma pedra a uma pequena distância.

Num intervalo da batalha, quando os sarracenos se retiraram para agrupar as suas forças, os soldados católicos se ajoelharam diante do altar para dar graças a DEUS por aquela primeira vitória alcançada. Sem perca de tempo, o padre tentou encontrar o lugar onde havia escondido as Hóstias embrulhadas nos dois Corporais e teve grande dificuldade, porque em face da confusão reinante ele teve dúvidas. Mas por fim encontrou os Corporais e logo abriu-os para verificar se estava tudo bem com as Hóstias Consagradas. Ficou perplexo com o que viu! As seis Hóstias tinham desaparecido e deixaram em seu lugar seis manchas de sangue no Corporal. Tinha acontecido uma notável manifestação milagrosa. Apressado, o sacerdote subiu ao altar improvisado e mostrou aos militares o Corporal com as manchas do Sangue do SENHOR, para reverência e veneração de todos.

A notícia do milagre circulou ligeira e inclusive andou despertando ciúmes nos habitantes das cidades vizinhas. Como a celebração da Santa Missa foi realizada no campo, bem distante da cidade de Valência, as três cidades: Teruel, Catalayud e Daroca, começaram a reivindicar que o milagre tinha acontecido dentro de suas jurisdições. Todas as três queriam ficar com a custódia dos Santos Corporais. O assunto foi debatido durante muito tempo e depois de muitas palavras, decidiram que a disputa seria resolvida através da sorte. Embora fosse um critério incomum, foi o escolhido para indicar qual a cidade que ficaria na posse dos Panos Sagrados. Assim, concordaram que os Corporais, devidamente acondicionados e protegidos, seriam colocados sobre uma mula e o animal deveria escolher qual a direção e o caminho a seguir. E assim foi feito! A mula depois de vaguear e fazer duas pequenas voltas, encaminhou-se para o portão da cidade de Daroca. Então Daroca foi a cidade escolhida.

Os habitantes felizes com o desfecho, logo providenciaram a construção de uma Igreja, para ser a depositária dos preciosos Panos de linho. Num altar especial colocaram os dois Corporais dentro de molduras e vidros protetores, a fim de que os fiéis pudessem apreciar e venerar às seis manchas com o Sangue do SENHOR . Atualmente a Igreja em Daroca onde estão os Corporais Sagrados é denominada de Igreja de Santa Maria Colegiada, ou simplesmente “A Colegiada”. Nas paredes foram pintadas cenas admiráveis do milagre, e junto ao altar, existem muitas imagens e estátuas feitas de alabastro, multicoloridas, no estilo medieval.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.