O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, assinalou que "como batizados, seguidores e amigos de Jesus, os presbíteros também estão chamados a ser discípulos e missionários do Senhor".

Na ordenação sacerdotal de quatro novos presbíteros, o Cardeal indicou que a Venezuela "necessita de sacerdotes que tenham uma profunda experiência de Deus; dóceis às moções do Espírito Santo"; para que possam "cuidar do rebanho a eles confiados, procurar os mais afastados, sempre em profunda comunhão com seus bispos, irmãos sacerdotes, religiosos e leigos".

Do mesmo modo, alentou aos novos sacerdotes a lançar-se "às atividades da Igreja e ao humilde ministério pastoral", a "dar testemunho do amor de Cristo com uma vida cheia de caridade, alegria, criatividade pastoral, em comunhão com os bispos e o presbitério local, na fidelidade à verdade revelada e aos ensinamentos do Magistério".

O povo "necessita de presbíteros servidores da vida: que estejam atentos às necessidades dos mais pobres, comprometidos na defesa dos direitos dos mais fracos e promotores da cultura da solidariedade", asseverou o Cardeal Urosa.

Em outro momento, assinalou que existem duas "tarefas que definem a essência do ministério sacerdotal": "ficar diante do Senhor", quer dizer "viver com o rosto dirigido ao Senhor, e particularmente tendo no centro de sua vida a oração, a liturgia e sobre tudo, a Eucaristia"; e "servir ao Senhor", que implica "a correta celebração da liturgia e dos sacramentos, realizada com a participação interior, quer dizer, do coração, com viva fé e devoção".

Ao finalizar a celebração, um dos novos sacerdotes, o Pe. Ramón Cote, dirigiu umas palavras em nome dos outros três ordenados e indicou que "nós fomos alcançados pela Boa Notícia de Jesus Cristo", nos "convertemos em servidores do Reino de Cristo" pois "o caminho da vida em Jesus Cristo é o único que além da realização, também nos brinda a salvação".

Depois de agradecer a todos os que lhes brindaram apoio durante as etapas de formação e diaconado, Cote fez um chamado aos jovens venezuelanos a que "também assumam o desafio de entregar suas vidas a Cristo para servir aos outros".

Fonte: ACI

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.