Negar a Cristo conscientemente, voluntariamente, com pleno conhecimento e inclusive verdades do Cristianismo constitui apostasia, pecado contra o Espírito Santo, que fica retido, ou seja, não se perdoa, se aquele que o cometeu recusar o perdão de Deus.

26 Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, 27 mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários.(Hb 10,26-27)

Por isso, quem peca contra o Espírito da Verdade, com heresias, ferindo a autoridade dos apóstolos ou dizendo que Jesus não tem o poder divino, não terá perdão, se recusar explicitamente o perdão de Deus.

31 Portanto vos digo: Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. 32 Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro. (Mt 12,31-32)

28. "Em verdade vos digo: todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, mesmo as suas blasfêmias;
29. mas todo o que tiver blasfemado contra o Espírito Santo jamais terá perdão, mas será culpado de um pecado eterno."
30. Jesus falava assim porque tinham dito: "Ele tem um espírito imundo."(Mc 3,28-30)

“10. Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.”(Lc 12,10)

11 Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. 12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus;13 as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. 14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (I Cor 2,11-14)

Devemos saber também que esta recusa deve ser voluntária, com pleno conhecimento do que se nega. Mas esta PLENITUDE DE CONHECIMENTO é uma manifestação dificílima de se avaliar. Arrisco dizer que somente Deus realmente pode avaliar o grau de conhecimento e consentimento de cada filho seu. Na verdade, a chave está na “recusa explícita do perdão e da graça de Deus". O Espírito Santo é o Mestre interior que nos atrai para o Pai, quem se fecha a Ele, coloca-se em situação irremediável, porque se recusa ao próprio remédio ou ao dom de Deus. Também é chamado de “pecado para a morte”.

“16. Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não o conduza à morte, reze, e Deus lhe dará a vida; isto para aqueles que não pecam para a morte. Há pecado que é para morte; não digo que se reze por este.”(1 Jo 5.16)

Pecar contra o Espírito Santo significa pecar contra o Espírito da Verdade, contra a Verdade. E a Igreja é a instituição fundada por Cristo para preservar a Verdade, justamente com o auxílio do Espírito Santo. Blasfemar contra a Verdade, por exemplo, com total vontade e plenitude de conhecimento, pode significar um pecado contra o Espírito Santo, incluindo, logicamente, a recusa explícita.

Como dito, é raríssimo e dificílimo de se avaliar. Assim como pecado venial e pecado mortal, distinguir um pecado contra o Espírito Santo também não é tarefa muito fácil. Pecar “venialmente” é pecar sem pleno consentimento e conhecimento. Pecar mortalmente é o oposto. Mas como avaliar este “pleno” consentimento e conhecimento? Somente com muito estudo, auto-avaliação e, principalmente, confessando-se com seu guia espiritual (o padre de sua paróquia, precisamente).

O suicídio, por exemplo, pode vir a se transformar em um pecado contra o Espírito Santo, se houver a recusa explícita, mas mesmo sem a recusa, torna-se pecado mortal. Agora, afirmar cabalmente que o suicida vai para o inferno é arriscado, pois do ato de se matar até a morte cerebral existe ainda tempo de arrependimento eficaz. E quem pode avaliar se aquele suicida tinha as capacidades mentais em plena ordem? Estava em sã consciência? Pecado feito durante inconsciência não é pecado.

Resumindo: suicídio, heresia, apostasia, qualquer que for o pecado, se houver RECUSA DO PRÓPRIO PERDÃO teremos um pecado contra o Espírito Santo. Todo pecado é remissível, exceto o pecado pelo qual o pecador não quer o perdão. O Espírito Santo é que nos move ao arrependimento, logo, quando há recusa explícita do perdão, temos um pecado exatamente contra o Espírito Santo.

Participando regularmente deste santo mistério, nos aproximamos cada vez mais de nosso querido Pai, o autor da vida.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.