Quando estamos doentes o certo é procurarmos um médico. Conforme a doença, ele nos receitará um tratamento adequado. Cada doença requer um tratamento especifico. Por isso mesmo não se deve partir para a automedicação. O diagnóstico médico, os exames complementares e o cauteloso acompanhamento serão decisivos no prognóstico do tratamento, o qual poderá ser uma intervenção cirúrgica, um tratamento à base de antibióticos, analgésicos, entre outros.


O mesmo deve ocorrer com a Cura Interior. Nesse caso, chamo de "automedicação" a busca desenfreada, por conta própria, de terapias e a mistura de teses e correntes pseudo-espirituais. Hoje em dia, fala-se muito em terapias de auto-ajuda. Todos os mestres dessa corrente falam constantemente da necessidade de nos conhecermos melhor, de saber quem somos. Eu diria que, na Cura Interior, mais importante que saber quem eu sou é saber a quem eu pertenço.


A Bíblia nos revela que somos de Deus e que somente n'Ele e a partir d'Ele podemos descobrir os caminhos para a nossa felicidade e realização. Por isso, num processo de Cura Interior é muito importante invocar insistentemente o Espírito Santo. Abrir-se ao Espírito é o primeiro passo para descobrir o infinito amor de Deus em nossa vida. Essa abertura acontece com a oração. Por essa razão é importante achar um lugar apropriado para rezar a fim de evitar as distrações e perturbações. Um ambiente que seja propicio à Cura Interior. Todo o resultado do processo depende totalmente dessas ações.


A Bíblia fala do Espírito Santo como força, dínamo, energia, luz. E entusiasmo é exatemente isso. A palavra "entusiasmo" vem do grego enthousiasmós, “ter Deus (Theós) dentro de nós”. Perdemos a alegria de viver quando deixamos viver em nós o ódio, o desamor, a mentira, o pecado, enfim, tudo o que nos afasta da presença e da graça de Deus. Na Antiguidade, entusiasmo era a exaltação ou arrebatamento extraordinário daqueles que estavam sob a inspiração divina. O Novo Dicionário Aurélio ainda elenca outros significados da palavra "entusiasmo": vigor no falar e no escrever, exaltação criadora, inspiração, flama, admiração, viva alegria, júbilo, dedicação ardente, ardor, paixão... E não são exatamente esses os sentimentos que desejamos em nossa vida?


O primeiro sinal de depressão é exatamente o contrário de tudo isso: falta de alegria, medo, ansiedade, sentimento de impotência, desanimo etc.. Por isso, para que a Cura Interior aconteça é imprescindível a abertura à ação do Espírito e o clima de oração: colocar-se na presença de Deus!


Uma das grandes causas de corações feridos e machucados hoje em dia é exatamente a ausência de Deus na vida das pessoas. Vivemos num mundo que parece não ter espaço para Deus. Enchemos o coração com as coisas do mundo, com os apegos materiais, com forças negativas do pecado. A conseqüência só poderá ser a falta de entusiasmo.


Abra seu coração para Deus. Reserve um lugar especial para Ele em sua vida.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.