Como todos já sabemos, muitas são as explicações e os estudos que tentam desvincular a mensagem de Cristo com sua provável ou defendida intenção de fundar uma Igreja que, historicamente falando, se trata da Igreja Católica

Contudo, as provas bíblicas são cabais. Nossa querida Igreja é dissertada pelas próprias Sagradas Escrituras, de duas formas diferentes: a primeira está presente no Evangelho e suas quatro versões. As intenções de Jesus sobre a Igreja estão claramente expressas nas Sagradas Linhas da Boa Nova. Ainda na forma embrionária – uma vez que a Igreja se constitui plenamente na Última Ceia, na Crucificação e principalmente no Pentecostes – os primeiros quatro livros do Novo Testamento demonstram, através de frases e atitudes de Jesus, a intenção de Nosso Salvador em fundar sua Igreja. A segunda forma e não menos importante está presente nas epístolas e nos Atos dos Apóstolos. Aqui a Igreja já está formada, “em pleno vapor” e isto é claríssimo!

A grande questão da intenção também se subdivide na indagação sobre a consciência dos apóstolos, no pós-Evangelho, da natureza transcendente da Igreja. Tratava-se de uma simples comunidade de judeus convertidos à mensagem de Cristo ou a Igreja, para os apóstolos, ultrapassava a mera condição material para se transformar no início do Reino de Deus?

Esta consciência existia realmente. Eles – os apóstolos – tinham uma consciência comunitária da Igreja, uma consciência de que tinham uma unidade com Jesus não somente no plano histórico, mas também no plano espiritual; sem mencionar a consciência da animação do Espírito Santo – uma novidade sobrenatural – capaz de garantir-lhes a missão, o anúncio e a pregação. Vale lembrar a transformação de Pedro, de covarde e traidor, para um corajoso evangelizador – após a efusão do Espírito Santo, no Pentecostes - , que morreu por Cristo, inclusive solicitando que fosse crucificado de cabeça para baixo, pois não queria perecer como seu Mestre.

Os que receberam a sua palavra foram batizados. E naquele dia elevou-se a mais ou menos três mil o número dos adeptos. (At 2,41)

1. Um certo homem chamado Ananias, de comum acordo com sua mulher Safira, vendeu um campo
2. e, combinando com ela, reteve uma parte da quantia da venda. Levando apenas a outra parte, depositou-a aos pés dos apóstolos.
3. Pedro, porém, disse: Ananias, por que tomou conta Satanás do teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e enganasses acerca do valor do campo?
4. Acaso não o podias conservar sem vendê-lo? E depois de vendido, não podias livremente dispor dessa quantia? Por que imaginaste isso em teu coração? Não foi aos homens que mentiste, mas a Deus.
5. Ao ouvir estas palavras, Ananias caiu morto. Apoderou-se grande terror de todos os que o ouviram.
6. Uns moços retiraram-no dali, levaram-no para fora e o enterraram.
7. Depois de umas três horas, entrou também sua mulher, nada sabendo do ocorrido.
8. Pedro perguntou-lhe: Dize-me, mulher. Foi por tanto que vendestes o vosso campo? Respondeu ela: Sim, por esse preço.
9. Replicou Pedro: Por que combinastes para pôr à prova o Espírito do Senhor? Estão ali à porta os pés daqueles que sepultaram teu marido. Hão de levar-te também a ti.
10. Imediatamente caiu aos seus pés e expirou. Entrando aqueles moços, acharam-na morta. Levaram-na para fora e a enterraram junto do seu marido.
11. Sobreveio grande pavor a toda a comunidade e a todos os que ouviram falar desse acontecimento. (At 5,1-11)

23. Pois estou a ver-te no fel da amargura e nos laços da iniqüidade.
24. Retorquiu Simão: Rogai vós por mim ao Senhor, para que nada do que haveis dito venha a cair sobre mim.
25. Os apóstolos, depois de terem dado testemunho e anunciado a palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém e pregavam a boa nova em muitos lugares dos samaritanos. (At 8,23-25)

Já na pregação da Boa Nova já temos o início da Igreja! As parábolas, o anúncio do Reino de Deus... como anunciar este reino se uma comunidade religiosa não estiver formada para fazê-lo !?! Alguns autores defendem que a Igreja é um fenômeno pós-Pascal, pós-ressurreição. Mas já na pregação a intenção de Jesus em fundar a Igreja é literal! O Reino de Deus já está aqui! A Igreja já está na pregação dEle. O magistério está presente no período pré-Pascal.

20. Os fariseus perguntaram um dia a Jesus quando viria o Reino de Deus. Respondeu-lhes: O Reino de Deus não virá de um modo ostensivo.
21. Nem se dirá: Ei-lo aqui; ou: Ei-lo ali. Pois o Reino de Deus já está no meio de vós. (Lc 17,20-21)

28. Mas, se é pelo Espírito de Deus que expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. (Mt 12,28)

Não se trata somente de um simples movimento judaico fundado por Jesus Cristo, não aceito pela sociedade judaica e que acabou se transformando em uma Igreja por iniciativa dos próprios apóstolos, e não por iniciativa divina. Já existia, na pregação de Jesus, a preocupação latente da formação religiosa dos apóstolos para anunciar, após sua morte, ressurreição e ascensão, com a vinda do Espírito Santo sobre os mesmos, o Reino de Deus. Jesus envia o Espírito Santo porque tem a clara intenção de fundar a Igreja! Sua missão já é o início da mesma! Isto sem mencionar passagens célebres como Mt 16,18-19 e Jo 21,15-17, onde Jesus, mais do que nunca, se preocupa em deixar um líder visível para a Santa Igreja Católica.

18. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
19. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. (Mt 16,18-19)

15. Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.
16. Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.
17. Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?, e respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas. (Jo 21, 15-17)

Que Deus Pai ilumine a todos nós, insuflando em nossa alma a grande fé em Jesus Cristo!

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.