Dois tópicos vêm especialmente ao caso:

a) Elias e João Batista . Há quem cite os seguintes textos do Evangelho:

Lc 1,17: Diz o anjo Gabriel :"(João Batista) seguirá diante dele (o Messias) no espírito e na virtude de Elias"
Mt 11,14s : "Se quiserdes compreender, ele mesmo (João Batista) é Elias, que deve vir", diz Jesus.

Estes textos parecem insinuar que João Batista era a reencarnação de Elias. Todavia é de se notar que João Batista declarou peremptoriamente a uma comissão de judeus que o interrogavam a respeito: "Não sou Elias" (Jo 1,21)
Mais : no monte da Transfiguração apareceram a Jesus, Moisés e Elias (cf Mt 17,3). Ora, naquele tempo João já fora executado por Herodes ou já morrera. Por conseguinte, deveria aparecer a Jesus, João Batista e não Elias, conforme a doutrina da reencarnação, pois esta ensina que, quando o espírito se materializa, sempre se apresenta na forma da última encarnação. - Donde se vê que João Batista não era a reencarnação de Elias.
Os textos do Evangelho devem ser explicados no sentido de que João Batista havia de desenvolver um papel semelhante ao de Elias : seria destemido e corajoso ao incitar os homens à conversão.

b) O renascer em Jo 3: Os reencarnacionistas citam, outrossim, a seguinte afirmativa de Jesus: "Se alguém não nascer ánoothen, não poderá entrar no Reino de Deus (Jo 3,3)". A palavra ánoothen pode significar de novo como também do alto. Os espíritas a traduzem por de novo, e assim tentam provar que Jesus ensinou a nascer de novo (em nova encarnação).
Todavia o contexto de Jo 3 mostra bem que o sentido de ánoothen, no caso , é do alto. Jesus incutiu o nascer do alto. Com efeito, Nicodemos, confuso pelo que Jesus dissera, perguntou logo a seguir : "Como pode nascer um homem sendo velho ? Poderá entrar segunda vez no seio de sua mãe e voltar a nascer ?" - Jesus logo dissipou a dúvida, explicando que não se tratava de renascer no sentido biológico, mas sim, de nascer de outro modo, ou seja, pela água e pelo Espírito: "Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito, não poderá entrar no Reino de Deus" (Jo 3,5) Donde se vê que também esta passagem bíblica não prova a reencarnação. Levem-se em conta outrossim, os dizeres de Hb 9,27:

"É um fato que os homens devem morrer uma só vez; depois do quê, vem o julgamento". Palavras de São Paulo, inspirado por Deus.

É, pois, inadequada a argumentação bíblica aduzida em favor de reencarnação.

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