Bíblia:
"Davi disse a Natã: Pequei contra o Senhor. Natã respondeu-lhe: O Senhor perdoa o teu pecado; não morrerás. Todavia, como desprezaste o Senhor com essa ação, morrerá o filho que te nasceu."(2Sm 12,13-14). (Deus perdoou o pecado quanto à culpa, restando as penas temporais).

Catecismo:
“A indulgência é a remissão , diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, (remissão) que o fiel bem-disposto obtém, em condições determinadas, pela intervenção da Igreja que, como dispensadora da redenção, distribui e aplica por sua autoridade o tesouro das satisfações (isto é, dos méritos) de Cristo e dos santos. A indulgência é parcial ou plenária, conforme liberar parcial ou totalmente a pena devida pelos pecados. Todos os fiéis podem adquirir indulgências ... para si mesmos ou aplicá-las aos defuntos”(§ 1471).
“Uma conversão que procede de uma ardente caridade pode chegar à total purificação do pecador, de tal modo que não haja mais nenhuma pena (Conc. Trento DS 1712-1713; 1820) (§ 1472).
Outros:

Indulgência: é a remissão diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual como dispensadora da Redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos (Cân 992 do Direito Canônico).

Veja: Indulgentiarum Doctrina (Carta Apostólica sobre as Indulgências - Paulo VI)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.