Bíblia:
“A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas”(Gn 1,2).
"O Espírito Santo virá sobre ti, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com Sua sombra, e por isto, o Filho criado será Santo, será chamado Filho de Deus" (Lc 1,35)
"Viu o Espírito Santo de Deus descer como pomba e vir sobre Ele, enquanto uma voz do céu dizia: 'este é Meu Filho Amado, em Quem tenho Minha complacência'" (Mt 3,16ss).
"Ide, pois, e ensinai a todas as gentes, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28,19).
“Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito”(Jo 14,26).
” Por isso, eu vos digo: todo pecado e toda blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não lhes será perdoada”(Mt 12,31).
“Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?
Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus é sagrado - e isto sois vós”(1Cor 3,16).
“Mal acabavam de rezar, tremeu o lugar onde estavam reunidos. E todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciaram com intrepidez a palavra de Deus”(At 4,31).
“Apenas comecei a falar, quando desceu o Espírito Santo sobre eles, como no princípio descera também sobre nós”(At 11,15).


Catecismo:
“Espírito Santo, este é o nome próprio daquele que adoramos e glorificamos com o Pai e o Filho ... O termo ‘Espírito’ traduz o termo hebraico ‘Ruah’, o qual, em seu sentido primeiro, significa sopro, ar, vento. Jesus utiliza justamente a imagem sensível do vento para sugerir a Nicodemos a novidade transcendente daquele que é o Sopro de Deus, o Espírito Divino(cf, Jo 3,5-8)”(§ 691).
“Cristo é o verdadeiro templo de Deus, ‘o lugar em que reside a sua glória’; pela graça de Deus, também os cristãos se tornam templos do Espírito Santo, pedras vivas com as quais é construída a Igreja” (§ 1197).
“Os sete dons do Espírito Santo são: Sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus”(§ 1831).
“Os frutos do Espírito (Santo) são: ...doze: ‘caridade, alegria, paz, paciência, longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência e castidade’(Gl 5,22-23)” (§ 1832).
“... a Igreja nos convida a implorar o Espírito Santo, sobretudo no início e no fim de cada ação importante”(§ 2670).
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor” (§ 2671).
Dogmas:
"Firmemente cremos e simplesmente confessamos que apenas um é o Deus Eterno, Verdadeiro, Imenso, Imutável, Incompreensível, Onipotente e Inefável; Pai, Filho e Espírito Santo; três pessoas certamente, mas uma só essência, substância ou natureza absolutamente simples. O Pai não vem de ninguém, O Filho apenas do Pai, e o Espírito Santo de Um e de Outro, sem começo, sempre, e sem fim" (Conc. Latrão, 1215 - Dz. 428).
"Por razão desta unidade, o Pai está todo no Filho todo no Espírito Santo; o Filho está todo no Pai e todo no Espírito Santo; o Espírito Santo está todo no Pai e todo no Filho. Nenhum precede ao outro em eternidade, ou o excede em grandeza, ou o sobrepuja em poder..." (Conc. Florença, 1438-1445 - Dz. 704).

Carismas:
“Além disso, o mesmo Espírito Santo não se limita a santificar e a dirigir o povo de Deus por meio dos sacramentos e dos ministérios, e a orná-lo com as virtudes, mas também, nos fiéis de todas as classes, - distribui individualmente e a cada um, conforme entende", os seus dons (1Cor 12,11), e as graças especiais, que os tornam aptos e disponíveis para assumir os diversos cargos e ofícios úteis à renovação e maior incremento da Igreja...”(Lumen Gentiun-12).
“Há diversidade de dons, mas um só Espírito.(...)
A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; a outro, a fé, pelo mesmo Espírito; a outro, a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito; a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas.
Mas um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons, repartindo a cada um como lhe apraz.”(1Cor 12,4-11).

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.