Muitos católicos sentem-se constrangidos ou irados diante dos ataques que recebem de irmãos fiéis a outras crenças. Outros católicos consideram que "todas as religiões levam a Deus", e se comportam com total indiferença.
E o católico esclarecido? Como deve se comportar diante de irmãos que não compartilham a mesma fé católica? O católico não pode misturar a pessoa do irmão que professa outra crença com a outra crença em si.

O irmão com outra crença merece sempre o respeito e o amor do católico, se é que verdadeiramente aprendemos o preceito de amor incondicional ao próximo que Jesus tanto ensinou. Quanto a crença em si, é óbvio que merece um discernimento. Podemos ver facilmente que tanto é absurdo afirmar que são "seitas demoníacas", quanto afirmar uma indiferença religiosa.

Todas as religiões fundadas por homens ensinam muitas coisas boas, e também muitos erros. Isso é normal, pois o homem que é uma criatura desconhecedora das verdades do além, ao mesmo tempo, é também capaz de visualizar coisas boas. Logo, em todas as religiões fundadas por homens há "sementes da verdade", como também há ensinos errados.

A Igreja Católica, porém, foi fundada por Jesus Cristo, conforme o testemunho da História e o da Bíblia (Mt 16,18). Cremos que Jesus é Deus, e se assim é, Ele, e só Ele, tem o conhecimento e a autoridade para revelar o além. Uma vez que Jesus delegou à Igreja Católica o poder de "ligar e desligar no céu e na terra" (Mt 16,19), nisto o Catolicismo se distingue de todas as demais crenças, pois ensina com a Autoridade recebida de seu fundador Jesus Cristo, Deus e Nosso Senhor.

Concluindo, firmes em nossa fé católica, devemos amar incondicionalmente a todos os irmãos de outros credos, respeitando-os em suas opções, mas sempre que necessário, e até mesmo impulsionados pelo amor a esses irmãos, devemos, com mansidão e amor, adverti-los dos prejuízos que sofrem e causam devido aos erros e falhas de suas crenças.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.