As práticas religiosas que caracterizam certas promessas e simpatias adotadas pelos fiéis , como vender santinhos , subir escadarias de joelhos , colocar a imagem do Santo Antônio de cabeça para baixo , não têm nenhum valor teológico.

Apenas as obras penitentes revestidas de indulgência , determinadas pela Igreja , são obras que contam aos olhos de Deus !

Deus sempre leva em consideração a fé íntima das pessoas e não um esforço ou feito espetacular!

Não há comércio com a divindade , Deus distribui livremente suas graças em conformidade com a nossa fé e a nossa vida. Muitos dizem assim : -- Se Deus me atender , eu vou fazer isso , isso e isso!

Não!

O desejo de Deus é que a nossa vida seja caridade e penitência , desde que não ponha em risco a nossa saúde e a nossa integridade moral e espiritual.

Jesus Cristo , na cruz , lavou nossas culpas e aliviou nosso fardo , ninguém precisa fazer uma penitência sem fundamentação doutrinária e recomendação eclesiástica para alcançar uma graça. Você deve ser um cristão exemplar . Orar e fazer as penitências recomendadas , bem como as obras de misericórdia espiritual e corporal e assim alcançar a graça solicitada!

Nada , portanto , de superstição e crendice popular sem qualquer fundamento teológico e propósito espiritual !

O mais importante é a fé viva , intensa , no poder de Deus , na Sua misericórdia e uma vida cristã , paradigmática , exemplar , em conformidade com a Sua Palavra.

Muitas pessoas devido a ignorância espiritual , fazem promessas e sacrifícios como uma forma de salvação.

É comum vermos no cotidiano ou em dias santos , principalmente na semana santa , pessoas se autoflagelarem com objetos cortantes , ou subindo escadarias de joelhos, andando descalço em uma procissão.

Deus é um ser infinitamente justo , sábio e bom . Você acredita que Ele proporia um negócio - uma troca - para fazer-lhe o bem ?

Você , como pai , não faz barganhas com seus filhos , seu amor é livre e incondicional . Se somos pais conscientes das nossas responsabilidades e amamos nossos filhos, fazemos todo o bem possível para eles , sem nada em troca. Nossos filhos não precisam prometer nada para que façamos o bem a eles.

Você ficaria contente sabendo que seu filho está se autoflagelando ?

Deus que é a perfeição e a bondade absoluta, não aceitaria promessas e sacrifícios que implicassem em sofrimento para o homem , Ele fica agradado pela simples fidelidade do homem aos Seus preceitos e leis.

Se os pais humanos não desejam o sofrimento para seus filhos , muito menos Deus gostaria de ver o nosso sofrimento!

Há muitas igrejas que pedem contribuições pecuniárias absurdas e afirmam que Deus retribuirá pelo valor oferecido . Deus quer provas úteis de amor ao próximo , quer que sejamos conscientes das necessidades materiais das outras pessoas ou instituições , para que possam viver com dignidade neste mundo .

Quer , sim , que tenhamos uma vida honrada , uma fé profunda , um sentimento de amor ao próximo insuperável.

Deus sabe o que é melhor para nós ; se precisamos ou não , de tal coisa , não temos que ficar doentes, pobres ou passar por terríveis privações sem necessidade !

O que importa para Deus é que façamos o bem ao nosso próximo ; Ele , definitivamente , não necessita do nosso sofrimento . Diz o Evangelho :

"Ao que lhe disse o escriba: Muito bem, Mestre; com verdade disseste que ele é um, e fora dele não há outro; e que amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E ninguém ousava mais interrogá-lo." (Marcos Cap. XII, 32-34)

Autor: Prof Everton Jobim

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.