"O homem é justificado pela fé e não pelas obras da Lei"
(Paulo em Rm 3,28)

"O homem não é justificado pelas obras da Lei, mas pela fé em Jesus."

(Paulo em Gl 2,16)

"O homem é justificado pelas obras e não pela fé somente."

(Tiago em Tg 2,24)

À primeira vista a doutrina de São Tiago parece ser justamente o contrário da ensinada por São Paulo.

Não haverá aqui contradição? Não. São Paulo e São Tiago, embora usando as mesmas palavras, falam de coisas diversas.

A FÉ em São Paulo é a fé concreta, a fé que age, a fé que recebe da caridade seu impulso e sua forma. A FÉ em São Tiago é um simples assentimento da consciência, comparável ao assentimento que os demônios prestam às verdades por eles conhecidas (Tg 2,19). É evidente que este ato puramente intelectual não pode influir na justificação do homem.

As OBRAS de que fala São Paulo são as que precedem a fé e a justiça, principalmente, as prescrições da Lei de Moisés, da qual se trata na controvérsia com os judaizantes. As OBRAS de São Tiago são as que seguem a fé e a justiça, pois ele se dirige a cristãos já na posse da vida sobrenatural.

São Paulo fala da justiça primeira, isto é, a passagem do estado de pecado ao estado de santidade, como o objeto mesmo da polêmica e as explicações reiteradas do Apóstolo provam abundantemente. A justiça de São Tiago é a justiça segunda, isto é, o crescimento da justiça, é o desenvolvimento regular da vida cristã. Vide o contexto de onde foram tiradas as passagens citadas.

São Paulo se coloca antes da justificação do homem. São Tiago depois. O primeiro fala da fé viva, o segundo da fé que pode ser morta, que é inativa. Um declara ao fiel que sem fé ele não pode alcançar a justificação, o outro ensina ao cristão que deve colocar sua conduta em acordo com a fé, porque a fé sozinha de nada lhe basta.


Índice Doutrinal da Bíblia Ave-Maria (Verbete: "Fé")
A Barca de Jesus, confirmando o ensino acima, chama a atenção para os seguintes detalhes:

1) Em 1Cor 13,2, Paulo diz: "Mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade não sou nada".

Isto confirma que a "fé que justifica", para São Paulo, é aquela que recebe da caridade seu impulso e sua forma, conforme explicado acima. A fé destituída de caridade, ou seja, semelhante àquela que Tiago se refere em Tg 2,14-17, é uma fé que não justifica, na qual, segundo também São Paulo, "não sou nada".

Eis outras passagens onde Paulo ressalta a importância de uma fé rica em caridade para obtermos a Salvação:

"Estar circuncidado ou incircuncidado de nada vale em Crsto, mas sim, a Fé que opera pela caridade.(Gl 5,6)

"Por teu coração impenitente, acumulas contra ti um tesouro de cólera para o dia da cólera, no qual se revelará o justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo as suas obras: vida eterna para aqueles que, por sua perseverança em praticar o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade. Não são os que escutam a lei que são justos diante de Deus, justificados serão aqueles que praticam a Lei. (Rm 2,9.10.13)

2) Em Tg 2,18, Tiago diz: "Tu tens fé e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras".

Isso confirma que as obras, para Tiago, são aquelas que seguem a fé, conforme explicado acima. Assim como Paulo, Tiago ensina que a justificação vem através da fé que é enriquecida (completada) de boas obras:

"Abraão não foi justificado pelas obras, oferecendo seu filho Isaac sobre o altar? Vês como a fé cooperava com as suas obras e era completada por elas?" (Tg 2,21-22)

Portanto, a Bíblia ensina que somos salvos pela fé e pelas obras. Tanto a Salvação exclusivamente pela fé, quanto a salvação exclusivamente pelas obras são condenadas pela Bíblia. Vejam:

3) A Bíblia condena a Salvação exclusivamente pelas obras:

"Ainda que eu distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria" (1Cor 13,3).

"É gratuitamente que foste salvo mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus." (Ef 2,8). OBS: Entender "fé" no sentido explicado acima, ou seja, uma fé viva e operante que se apressa em realizar a vontade de Deus.

4) A Bíblia condena a Salvação exclusivamente pela fé:

"Mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade não sou nada" (1Cor 13,2).

"Nem todo aquele que me diz: - Senhor, Senhor - entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos Céus" (Mt 7,21).

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.