Esta pergunta tem respostas por muitas vezes questionada. Se Pedro está sepultado embaixo do Vaticano, a profecia de Jesus em Mt 16,16-19 que diz que sobre Pedro seria edificada a Igreja estaria completa, tanto no sentido espiritual quanto no material.

"16. Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!
17. Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.
18. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
19. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus." (Mt 16,16s)

Pedro, aliás, foi constituído pedra visível da Igreja (Mt 16,16-19; Jo 21,15-17). Os Atos dos Apóstolos demonstram claramente como este apóstolos liderava os demais nos primeiros tempos da Igreja. Em Pentecostes (At 2,14-40), no pórtico de Salomão (At 3,12-26), diante do tribunal judeu (At 4,8-12), no caso de Ananias e Safira (At 5,1-11), ao receber Cornélio, pagão, na Igreja (At 10,1-48), ao pregar na Samaria (At 9,32-43).

Em 42 d.C., foi preso em Jerusalém, e, após ser solto, foi “para outro lugar” (At 12,17). Em 49, contudo, esteve presente no Concílio de Jerusalém, o qual, obviamente, liderou (At 15,7-11) e pouco depois esteve em Antioquia (Gl 2,11-14), onde fundou a equivalente sé episcopal.

É certeza, porém, que S. Pedro esteve em Roma, exercendo plenamente seus poderes apostólicos e ali sofreu martírio, provavelmente crucificado de cabeça para baixo em 67. Esta afirmativa está bem fundamentada pela Tradição e pelos seguintes testemunhos:



1) Em 1 Pd 5,13; Pedro fala em nome dos cristãos da Babilônia. Babilônia é a Roma pagã do sécuço I d.C. (Ap 18,2s);

"13. A igreja escolhida de Babilônia saúda-vos, assim como também Marcos, meu filho." ( 1 Pd 5,13)

2) S. Clemente de Roma (96), em sua carta aos Coríntios, refere-se a Pedro e Paulo, que lutaram até a morte, testemunhando Cristo aos poderosos; supõe que ambos tenham morrido em Roma (cc.5-6);

3) S. Inácio de Antioquia (107 d.C.) diz aos romanos “Eu não vos ordeno como Pedro e Paulo”, como não existe a carta de Pedro aos mesmos, é lícito admitir que existira um relacionamento oral de Pedro com a comunidade;

4) Clemente de Alexandria (215 d.C.) narra que S. Marcos, intérprete de Pedro, redigiu por escrito a pregação de Pedro a pedido de seus “ouvintes” romanos (cf. História Eclesiástica II 15, VI 14);

5) S. Iriney de Lião (180-190 d.C.), diz que Pedro e Paulo fundaram a comunidade de Roma, apresentando um catálogo de bispos de Roma de Pedro até sua época (Contra as heresias II 3,2.3).

6) O presbítero romano Gaio (200 d.C.) que, em seu tempo, ainda era possível mostrar em Roma os troféus (tropaia), isto é, os túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo, respectivamente, na colina do Vaticao e na Via Ostiense (Eusébio II 25).



Todos estes indícios e testemunhos históricos e bíblicos direcionam, com muita certeza, que Pedro esteve em Roma, assim como Paulo, e que ambos foram martirizados em seu território.

Mais: arqueologicamente falando, as escavações realizadas debaixo da basílica de S. Pedro confirmam, em pleno século XXI, estas afirmações. Verificou-se que a basílica construída pelo imperador Constantino em 324 d.C. estava em cima de um cemitério e sobre um terreno que corria em declínio de 11 metros de altura de Norte a Sul. Esta sobreposição exigiu a colocação de uma laje sustentada por pilastras de 5m, 7m e 9m de altura, para assim sustentar sobre tal laje todo o edifício. Tal formato só pode ser explicado pelo fato de que, naquela época, terem certeza de estar construindo sobre o túmulo de São Pedro, pois, se isto não fosse verdade, porque tal preservação e zelo por tão singular cemitério? Outrossim, os arqueólogos encontraram na camada mais profunda das escavações ossos de quase metade de um só indivíduo, robusto, de aproximadamente 65, 70 anos de idade, muito mais provavelmente homem do que mulher, cujas inscrições que o rodeavam rezavam “Pedro está aqui”, “Salve, Apóstolo” e “Cristo Pedro”.

Vale dizer que em 258 d.C. O imperador Valeriano proibiu que os cristãos celebrassem a memória dos mártires nos cemitérios dentro da cidade romana. As relíquias de São Pedro então foram levadas para as catacumbas de S. Sebastião na Via Ápia e, após abolidas tais proibições, as trouxeram de volta ao Vaticano.

Fato historicamente, arqueologicamente, biblicamente e cientificamente comprovado: sobre o túmulo de Pedro foi erguida a sede da Igreja de Cristo, o Vaticano.

Paz e Bem!

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.