Mensagem de Dom Manuel Felício, da diocese da Guarda

GUARDA, quinta-feira, 18 de dezembro de 2008 .- O bispo da Guarda (Portugal), Dom Manuel Felício, considera que o Natal é tempo de reafirmar o compromisso com os pobres e excluídos.
Jesus nasceu «no coração da pobreza representada pela manjedoira dos animais e no meio dos pobres representados pelos pastores da cercania de Belém», escreve o bispo, em mensagem de Natal difundida hoje pela agência da Conferência Episcopal Portuguesa, Ecclesia.
«É que Ele veio, de fato, para se colocar ao lado dos pobres e excluídos e para lhes abrir caminhos novos de combate à pobreza e à exclusão. Por isso anunciou uma humanidade nova e um Reino Novo, onde há lugar para todos e onde os últimos são os primeiros.»
Segundo Dom Manuel Felício, esta «lição do Natal é a receita de que continuamos a precisar para combater a grave crise social em que estamos mergulhados».
«De fato cresce o número de pobres e excluídos; aparecem novas formas de pobreza que se manifestam em pessoas, grupos de pessoas e também em regiões desfavorecidas como a nossa. Os sintomas da grave crise que atravessamos são muitos.»
«São o desemprego e o emprego precário», o «analfabetismo», a «marginalidade nos nossos meios». O bispo destaca ainda «uma solidão que cresce».
«Estas quatro novas formas de pobreza são apenas alguns dos sintomas da realidade social dos nossos meios que estão a pedir medidas eficazes para corrigir o processo de empobrecimento progressivo das nossas gentes», destaca.
O bispo faz votos para que este Natal «toque o coração de todos os responsáveis pela condução da nossa vida social, os que pertencem aos quadros da administração pública central e local e também os que representam a sociedade civil organizada em corpos intermédios».
«Que a boa e eficaz colaboração de todos leve a luz de Belém ao encontro de todas as pessoas e suas famílias», deseja o bispo.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.