Diante do perigo de novos conflitos


Cáritas Diocesana de Goma, na República Democrática do Congo, alerta do grave risco de uma nova crise de deslocados na região de Kivu Norte, em vista dos movimentos de grupos armados registrados nos últimos dias.

Segundo a nota, as tropas ruandesas que entraram no país no dia 20 de janeiro chegaram nesta manhã a Rutshuru e Tongo, ao norte de Goma, assim como a Sake, no território de Mushaki, feudo do CNDP, o Congresso Nacional para o Progresso do Povo, liderado pelo general Laurent Nkunda.

A missão das Nações Unidas no Congo (MONUC) calcula entre 3.500 e 4.000 o número de efetivos ruandeses que se encontram nas áreas de Kiwanja e Rutshuru, localidades de onde foram expulsos em outubro de 2008 pelos rebeldes do CNDP.

Em vista da precária situação de segurança que se desenha no contexto destes movimentos de grupos armados, a Cáritas alerta para uma nova crise na região que nos últimos seis meses viveu o deslocamento de mais de 300 mil pessoas.

De fato, o Departamento de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas recomenda a suspensão de qualquer movimento fora de Goma e ordenou seus funcionários a abandonarem as bases de operação próximas às posições dos guerrilheiros.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.