Estamos começando hoje o nosso primeiro estudo de 2009. E continuamos falando daquela que gerou em seu ventre o Salvador: A Virgem Maria. E vamos começar falando de uma palavrinha simples com três letrinhas: SIM.

O sim de Maria mudou o mundo. O sim de Maria mudou a história da humanidade. Assim nos ensina o catecismo:

Ao anúncio de que, sem conhecer homem algum, ela conceberia o Filho do Altíssimo pela virtude do Espírito Santo, Maria respondeu com a “obediência da fé”, certa de que “nada é impossível a Deus”: “Eu sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,37-38). Assim, dando à Palavra de Deus o seu consentimento, Maria se tomou Mãe de Jesus e, abraçando de todo o coração, sem que nenhum pecado a retivesse, a vontade divina de salvação, entregou-se ela mesma totalmente à pessoa e à obra de seu Filho, para servir, na dependência dele e com Ele, pela graça de Deus, ao Mistério da Redenção… (CIC§495)

Maria abraçou uma missão que a primeiro plano poderia nos parecer única e cheia de glamour: Ser a mãe do salvador. Tanto parecia ser assim, que muitos pais preparavam suas filhas para isso. Muitos queriam a glória de ser da família do Messias. Engraçado como o mundo pensa em glamour…

Mas a missão de Maria é árdua. Foi e continua sendo. Abraçar a vontade de Deus constitui-se sempre numa missão dura. Realizante mas dura. A vida daquele que diz sim a Deus, é semrpre cheia de percalços. Esse sim, custou a Maria a decisão de abnegar-se de uma vida normal (ordinária): Família, filhos, aposentadoria e ao fim da vida uma cadeira de balanço vendo seus netos… Que não é contrária de forma alguma aos planos de Deus. Deus quer pessoas santas vivendo uma vida ordinária e assim santificando os ambientes. Mas alguns Deus chama para uma missão maior, como chamou Maria. E esses precisam abrir mão dessa vida ordinária. A vida dos que servem a Deus, nunca será ordinária.

A vida normal pode nos parecer sem atração. Viver como todo mundo, trabalhar como todo mundo, lutar como todo mundo. Isso pode nos parecer uma chatice sem fim. Mas aquele que abre mão dessa vida ordinária para viver uma vida de acordo com a vontade de Deus sabe que essa vida “normal” é um paraíso às vezes, sobretudo quando os momentos de tribulação vem com força sobre nós.

Por isso é que aquele que é chamado por Deus para uma missão especial (como Maria), precisa usar o exemplo da nossa Mãe, e nunca perder o foco. Maria disse sim e foi em frente. Viveu momentos de alegria e de dor junto a Jesus, mas não perdeu o foco. Talvez na cruz, ela tivesse desejado ter um filho “normal”, mas continuou dizendo sim e aceitou a sua missão.

Talvez você seja chamado por Deus para uma missão. Ao aceitá-la, faça como Maria. Diga o seu sim pra valer! Mas lembre-se: A missão é árdua! Mas ninguém pode recompensar um servo seu tão bem como nosso Deus. Hoje Maria é exaltada por todos os católicos. Maria tornou-se Mãe de Deus e Mãe da Igreja! Salve Maria!

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.