Uma exposição, um encontro de estudos e um concerto. São as três iniciativas promovidas pelo Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano por ocasião dos 80 anos da assinatura do Tratado de Latrão (11 de fevereiro de 1929), que marcaram o nascimento do Estado da Cidade do Vaticano.

“A exposição será realizada no Braço de Carlos Magno de 11 de fevereiro a 10 de maio – explicou o Presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, Cardeal Giovanni Lajolo – e tem como título “1929-2009 – Oitenta anos do Estado da Cidade do Vaticano”.

Para preparar a iniciativa foi constituída uma Comissão científica presidida pelo Secretário do Governatorato, Dom Renato Boccardo. A exposição – acrescentou o cardeal – articula-se em 5 setores: o primeiro refere-se ao Vaticano antes de 1929 com a apresentação de imagens dos séculos passados. O segundO é dedicadO a Pio XI, Achille Ratti, o artífice da Conciliação e o grande construtor das estruturas jurídicas e arquitetônicas do novo Estado; O terceirO diz respeito ao Tratado de Latrão; O quartO ilustra a construção do Estado, isto é, os projetos e as realizações dos novos edifícios, e O últimO é dedicadO aos seis Pontífices que sucederam a Pio XI, cada um dos quais deixou a sua marca”.

Importante também será o encontro de estudos que se realizará entre os dias 12 e 14 de fevereiro, com o tema “Um pequeno território para uma grande missão. O Cardeal Lajolo anunciou a participação, entre outros, do Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, do Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran, e do Prefeito emérito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Achille Silvestrini.

Enfim o concerto no dia 12 de fevereiro: participarão a Our Lady’s Choral Society da catedral de Dublim e a Rte Concert Orchestra de Dublim, que executarão o oratório de G. F. Haendel "O Messias".

“Figura inspiradora das três iniciativas é Pio XI que na época trabalhou para assegurar à Santa Sé a capacidade e a possibilidade de realizar a sua missão”, declarou Dom Boccardo recordando alguns trechos do discurso do Papa Ratti aos párocos no dia 11 de fevereiro de 1929.

Por sua vez Barbara Jatta, responsável pelo Serviço de Impressão e Desenhos da Biblioteca Apostólica Vaticano anunciou que serão expostos os documentos originais do Tratado de Latrão além de uma maquete em madeira, em escala 1/333, que repropõe o Estado Vaticano com todos os seus edifícios.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.