Sete de fevereiro de 2009. Há cem anos nascia em Fortaleza, no Ceará, Dom Hélder Câmara, o religioso que defendeu os pobres, a justiça social, a paz entre os povos. Hoje Olinda acordou com o repicar dos sinos... no Alto da Sé, a sinfonia era pra lembrar o centenário de nascimento do Dom da Paz, uma das mais importantes personalidades brasileiras do Século 20. Ele morreu há dez anos, mas as obras sociais que criou continuam transformando vidas.

Confira aqui o site criado para homenagear a obra do religioso.

As homenagens continuam às 15h, com o lançamento do selo e do carimbo dos Correios em homenagem a Dom Hélder, desenhado por Silvania Branco. Às 16h30, vai ser celebrada uma missa campal nos jardins da Igreja das Fronteiras para festejar o centenário do religioso. O presidente nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Lyrio, vai coordenar a concelebração eucarística.

Depois, uma escultura do arcebispo doada pela Prefeitura do Recife será inaugurada. A estátua, localizada ao lado da Igreja das Fronteiras, vai compor o circuito dos poetas da cidade. Músicas feitas em homenagem a Dom Hélder serão reunidas em CD, sob a coordenação do padre Rubens Almeida.

Para encerrar a festa, o Bloco da Saudade presta homenagem carnavalesca ao Dom, com apresentação especial. “Dom Hélder nasceu no dia de carnaval e sempre teve um temperamento alegre, otimista, cheio de esperança“, afirma a diretora do Centro de Documentação, Lúcia Moreira. “Todos os anos ele é homenageado pelo Bloco da Saudade”.

A Câmara de Vereadores do Recife e a Assembléia Legislativa de Pernambuco também têm eventos em homenagem a Dom Hélder em suas agendas de fevereiro.

Em Brasília, uma sessão solene na Câmara dos Deputados vai reverenciar o Dom da Paz. Em Fortaleza, terra natal do religioso, o Seminário de Prainha, onde ele estudou e foi ordenado, também dá início às celebrações.

O arcebispo emérito de Olinda e Recife foi um homem de muitas ações e lutas. Chegou a ser reconhecido internacionalmente como um dos principais defensores dos Direitos Humanos no Brasil durante o regime militar.

Dom Hélder foi indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz. Recebeu 33 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades ao redor do mundo. Não quis morar no Palácio dos Manguinhos, a sede a Arquidiocese de Olinda e Recife. Preferiu a simplicidade de uma pequena e centenária igreja.

O homem que dedicou a vida à luta pelos Direitos Humanos e aos pobres, recebeu o carinho e reconhecimento do papa João Paulo II, que em discurso, resumiu: “Meu irmão, irmão dos pobres”.




“O Bispo dos pobres”





Dom Hélder Câmara nasceu em 7 de fevereiro de 1909 e morreu, aos 90 anos, em 28 de agosto de 1999.

Foi um dos maiores líderes da Igreja Católica brasileira, considerado o pioneiro no movimento renovador conhecido por “ opção pelos pobres ”. Nomeado arcebispo de Olinda e Recife em 1964, foi acusado de comunista por suas denúncias de violação de direitos humanos no regime militar e por seus trabalhos com movimentos populares – criou as Comunidades Eclesiais de Base.

Respeitado internacionalmente, só não recebeu o Prêmio Nobel da Paz porque no início dos anos 70, período da ditadura, o governo (1969-74), secretamente, moveu uma campanha contra a sua candidatura; no entanto, o povo o elegeu cardeal, sem nunca ter sido e um verdadeiro representante da paz.



FRASES
“Quando sonhamos sozinhos é só um sonho; mas quando sonhamos juntos é o início de uma nova realidade”.
Mensagem de Natal em 1992


“Pobreza é suportável, mas miséria é uma acinte à natureza humana”.
Em 17,nov.90

“Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo...”

“Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio...”

“Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante ...Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo...”

Fonte: Folha de S.Paulo- 28/08/1999
Câmara, D.Hélder , Mil razões para viver, Civilização Brasileira1987

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.