Satanás ou o Diabo, bem como os demais demônios, são anjos decaídos por terem se recusado livremente a servir a Deus a seu desígnio. Sua opção contra Deus é definitiva. Eles tentam associar o homem à sua revolta contra Deus." (CIC 414).

Não podemos atribuir todas as ações maléficas do homem ao demônio, pois Deus nos criou livres para seguirmos ou não a sua vontade. O demônio tem apenas o poder de nos influenciar, mas se, com o auxílio da graça de Deus, resistimos à sua vontade estaremos isentos de pecado. São Paulo assim nos ensina a respeito:

“Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela.” (I cor 10, 13).


Dessa forma o homem que cede à tentação, também tem uma significativa parcela de culpa. Até mesmo Jesus foi tentado, mas com Jejum e oração venceu (Mt 4). Assim também nós, unidos a Cristo podemos vencer.

Ademais a construção de um mundo melhor depende da cooperação de todos e a começar por cada um, sob a graça de Deus. Nesse sentido só há uma forma de termos uma sociedade mais justa: seguindo os princípios evangélicos, que estão enraizados no coração de cada pessoa humana.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.