
Por Christiane Forcinito Ashlay Silva de Oliveira
Neste terceiro artigo da nossa série lembramos o fato de que é nosso dever o estudo da religião, porém isso levanta-nos uma questão: Que religião se há de estudar?
Muitos agora podem estar dando pulos na cadeira lendo isso, porém para outros esta pergunta é uma pergunta pertinente visto que vivemos em uma época onde o sincretismo, a ignorância e o relativismo imperam pela superfície do globo terrestre.
As três principais são: o budismo, o maometismo e o Cristianismo. Pode-se, porventura, dizer que estas religiões sejam igualmente boas? Isso seria cair em um erro grave. Certo é que como Boulanguer escreveu em1963: “...qualquer cousa de excelente se nos depara em todas as religiões, porque encerram, todas, PARCELAS da verdade”. Ou seja, o que ele quer dizer e que todos nós católicos acreditamos é que somente uma é de origem divina, visto que Deus não pode ensinar doutrinas contrárias, opostas.
A religião que contém a verdade inteira, a única é a católica, as prova desta, seu trabalho chama-se apologética e, portanto é esta que devemos estudar.
Origem do nome cristão
Geralmente as religiões seguem os nomes de seus fundadores, como por exemplo, o luteranismo vir de seu fundador Lutero, o budismo vir de Buda, o maometismo vir de Maomé. Cristianismo também vem a ser a religião estabelecida por Nosso Senhor Jesus Cristo e cristãos são os que “seguem” amam sua religião.
Os judeus escarneavam os primeiros cristãos chamando-os de nazarenos (Nazaré era uma vila mal vista entre eles nesta época e Jesus tinha vindo de lá). Foi no ano de 43, em Antioquia com São Paulo e Barnabé que os gentios (não judeus) que começaram a designar por “cristãos” os novos discípulos de Jesus Cristo.
Como faço para ser cristão?
Somos brasileiros por nascer no Brasil e assim por diante, porém não somos cristão apenas por nascer de pais cristãos. O requisito prévio e INDISPENSÁVEL é receber o sacramento do batismo!
Imaginem essa situação hipotética e humana: Se você adota uma criança, a trata com carinho quando você vier a falecer este não terá direitos à tua herança também? Por que com Deus não seria diferente?
Nascemos, somos batizados, tornamos filhos dele, cristãos e assim herdeiros do céu consequentemente oras! Nada mais lógico.
O que nos distingue? Distintivo do cristão: O sinal da cruz
Para o cristão o sinal da cruz é a nossa profissão de fé mais breve e mais expressiva que se possa fazer.
O sinal da cruz é o nosso distintivo por três motivos:
Primeiro porque a cruz foi o INSTRUMENTO pelo qual fomos remidos. Segundo porque é o melhor meio de HONRARMOS Jesus Cristo, pois ela é nosso brasão de nobreza, nosso orgulho, nunca recua perante a morte, nunca escondemos nossa crença. E terceiro porque a cruz foi querida do nosso divino Mestre e nos atrai graças e afugenta o mal.
A cruz está em todos os lugares. No alto da Igreja, no altar, nos púlpitos, nos confessionários, não há um só sacramento em que ela não esteja presente. É nosso símbolo sagrado, nossa lembrança eterna de que somos muito amados e de que devemos fazer desta vida uma ante-sala da glória eterna.
Postar um comentário
Postar um comentário