Só há uma razão pela qual se pode dizer que a Bíblia é importante, tal como São Paulo diz:


"E não somos como Moisés, que punha um véu sobre o rosto, para que os filhos de Israel não vissem o final da glória que se desvanecia; e assim o entendimento deles ficou obscurecido. Pois até o dia de hoje, à leitura do velho testamento, permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele abolido; sim, até o dia de hoje, quando Moisés é lido, um véu está posto sobre o coração deles. Contudo, convertendo-se ao Senhor, é-lhe tirado o véu" (2 Co 3,13-16).


A Bíblia é importante por causa de:

O Evangelho – é a palavra viva de Deus que suscita nos homens uma nova vida e os congrega numa comunidade de amor, sendo, pois o Jesus Cristo presente.

Evangelização – é a manifestação da Palavra Viva de Deus. Essa Palavra Viva é Jesus Cristo atualmente presente na vida das comunidades. A Palavra Viva leva-nos diretamente ao Evangelho. O contato com sua letra é apenas um convite a um trampolim para atingir o Espírito de Vida, pois o Espírito Santo é o primeiro evangelizador e o mais profundo comentador e orientador da leitura comunitária do Evangelho como Palavra Viva.


JESUS É A PALAVRA DO PAI


Diz-se que Jesus é a PALAVRA porque manifesta ou revela o Pai, tal como Ele mesmo o diz:

"Jesus lhe disse: “Filipe, há tanto tempo estou convosco e não me conheces? Quem me tem visto, tem visto o Pai. Como podes dizer: mostra-nos o Pai?" (Jo 14,9).


Também Paulo e João o dizem:

"Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criatura..." (Col 1,15)";

“No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus" (...)

"Ninguém jamais viu a Deus.o Filho Unigênito, que está no seio do Pai, é quem o deu a conhecer." (Jo 1,1.18).

w Palavra Viva – o Evangelho anunciado aos pobres (Lc 4, 16 ss) e a força da Comunidade dos Pequeninos, os depositários das promessas de Jesus (Mt 11, 25ss), é sinal de um mundo novo que está despontando em nossa história. A palavra muda a vida, a família, a comunidade, o trabalho e o bairro. Ela é fermento, e deve nos alegrar, nos unir, nos transformar e nos comprometer com o Reino de Deus. É cumprir o nosso Batismo, onde somos Sacerdote, Profeta e Rei. O próprio Cristo no Evangelho de Mateus nos diz: “Ide, pois, ensinai todas as gentes, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinando-as a observar as coisas que vos mandei. Eu estarei convosco todos os dias, até fim do mundo” (Mt. 28, 19-20).

w A Palavra de Deus – não deve ser discutida, mas proclamada e acolhida, sobretudo no grupo e na comunidade. Isto é, não se discute, nem se contesta o que se expõe, mas acolhe-se cada idéia sobre a palavra no nosso coração. Ao assimilarmos a mensagem da pregação feita pela Palavra, devemos começar a vive-la de maneira cada vez mais concreta, em especial: na maneira de conviver com os irmãos; nas celebrações comunitárias(Liturgia); e na maneira de explicar a vida comunitária na família (às crianças, e aos jovens) e aos novos convertidos.

w A força transformadora da Palavra, junto a nós cristãos, deve nos tirar do comodismo, fazendo com que assumamos o nosso papel ou lugar na Igreja do Cristo Vivo, na Catequese, na Pastoral, pelo Dízimo, vivendo a solidariedade, a fraternidade e caridade no amor de Deus.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.