por: Padre Inácio Vale.

Disse Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra viverá. E quem vive e crê em mim jamais morrerá” (Jo 11, 25, 26).

Você sabia que a palavra “acreditar ou crer” e suas variações, é usada oitenta e oito vezes no Evangelho de São João? Pois é, o verdadeiro objetivo do Evangelho de São João é que todos os que venham a lê-lo “acreditem que Jesus é o Messias, o Filho de Deus” e que, “crendo, tenham a vida em Seu nome” (Jo 20, 31).
Quando um livro ou uma passagem da Bíblia usa a mesma palavra assim tantas vezes é porque o Senhor quer nos passar uma mensagem. E na leitura do Evangelho de São João, Jesus se refere por quatro vezes àqueles que crêem Nele (Jo 14, 7-14).
Se nós acreditarmos em Jesus e confirmarmos esta nossa fé levando uma vida condizente com Ele, podemos esperar uma vida junto Dele (Jo 6,47; 8,31; 20,31). Por outro lado, se nos recusarmos a acreditar Nele, pereceremos em nossos pecados (Jo 8,24) e passaremos a eternidade no inferno, separados Dele.
São João ainda apresenta algumas razões que fazem as pessoas se recusarem a acreditar em Jesus:

• Não ler os evangelhos ou não dar a devida atenção aos seus ensinamentos (Jo 5,38. 46-47);
• Não desejar buscar a ajuda de Jesus (Jo 5,39-40)
• Não amar como Deus que (Jo 5,42);
•Buscar reconhecimento do mundo em vez do reconhecimento de Deus (Jo 5,43-44), e
• Não acreditar nos testemunhos sobre Jesus (Jo 20,25).

E em seu Evangelho , São João ainda registra o que Jesus disse: “A obra de Deus é esta: Que creiais Naquele que me Ele enviou” (Jo 6,29), portanto, “acreditai em mim” (Jo 14,11).
Abissal é essa afirmação: “Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e aquele que enviaste, Jesus Cristo” (Jo 17,3). Crê é tomar posse do conhecimento da verdade que salva.
Crê em Jesus de fato e de verdade é amar a Deus, o próximo, a Igreja e obedecer à ordem de evangelizar o mundo inteiro, seja pelo testemunho, por palavras, pela oração, pelos dízimos e ofertas ou pela vocação missionária.
Crê em Jesus é ser possuído pelo Espírito Santo para realizar grandes obras (Jo 7, 38. 39; 14, 12. 13).
Somente crendo em Cristo podemos fazer o bem acontecer e tudo se torna verdadeiro e feliz em nossas vidas. É a nossa fé em Jesus Cristo que dá sentido de viver com esperança e amor.
“Quanto maior é o amor de alguém a Jesus Cristo, tanto mais firme e viva é a sua fé”, afirma o Bispo e Doutor da Igreja Santo Afonso de Ligório.


VIDA VITORIOSA

“Se um homem não tem fé, está na situação mais perigosa do mundo”.
Lev Tolstoi (1828-1910)
Romancista Russo

“Mediante a fé, somos guardados pelo poder de Deus para a nossa salvação” (1 Pd 1, 5). “E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé”. “Quem é o vencedor de mundo, se não aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus” (1 Jo 5,4. 5).
“Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11, 6). O ser humano sem fé está perdido, derrotado e morto.
“Quem crê nele não será condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus” (Jo 3, 18).
“Para se tornar cristão ou se converter ao cristianismo, deve-se estar bastante doente.” Com isso, Friedrich Nietzsche (1844-1900) queria desacreditar a fé cristã. Com toda força de seu entendimento, lutou incansavelmente contra o cristianismo. Por ser exatamente uma declaração essencial do Evangelho, a afirmação acima é quase uma ironia divina: Cristo não veio para curar os sãos, mas veio salvar “os doentes”, ou seja, os pecadores. O cristianismo não é algo para os “nobres”; a fé em Cristo é o único caminho que Deus tem dado papa a salvação dos seres perdidos. Sem a fé Jesus nada podemos fazer (Jo 15, 5).
O fato de Jesus ter Se preocupado com aqueles que viviam uma vida imoral perturbou os religiosos de Sua época, que não reconheciam que Deus já havia julgado cada ser humano ao dizer no Salmo 14,3: “Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um”. Os mais dispostos a admitir o julgamento de Deus eram justamente os que sofriam por causa de sua vida pecaminosa. Podiam encontrar perdão e salvação quando vinham a Jesus com a culpa que carregavam.
Nietzsche zombou da verdade. Quando esteve “bastante doente” (para suar próprias palavras dele), já não tinha possibilidade de abraçar a fé. No final de sua vida, se tornou demente. “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6,7).
O filósofo alemão Nietzsche foi o teórico do pensamento da morte de Deus. Nietzsche morreu louco, no entanto, ele só vai morrer de verdade quando cair nas mãos do Deus vivo. Horrenda coisa vai acontecer em sua alma, pior do que a sua filosofia louca e a sua mente demente. (Hb 10, 31; 12, 29).
O grande filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal (1623-1662), disse com categoria: “Na fé, sempre existe luz suficiente para aqueles que querem crer e sombras suficientes para cegar os que não querem”.
A verdade para viver bem, em paz, com firmeza e felicidade é crê radicalmente em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pe. Inácio José do Vale
Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo
Professor de História da Igreja
Faculdade de Teologia de Volta Redonda
E-mail: pe.inaciojose.osbm@hotmail.com

Fontes:

Um Pão, Um Corpo, 09/05/2009.

Calendário Devocional Boa Semente, 22/04/2009.

Bertrand, Russel, História do pensamento acidental, Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.


Fonte: Recados do Aarão

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.