Luciane


Convido todos que buscam o caminho da santidade a lerem um livro muito pequeno do Antigo Testamento chamado Tobias. Tal livro pode nos trazer muita força para perseverarmos na santidade e no caminho do Senhor.

Tobias e Sara eram jovens provenientes de famílias que serviam a Deus. Eram filhos obedientes e tementes a Deus, que seguiam os ensinamentos de seus pais. O pai de Tobias era um homem de muita fé, um exemplo de vida consagrada a Deus e os seus conselhos ao filho eram providos de muita sabedoria! (Ver seus conselhos em Tobias 4, 2-20). Tobias cresceu numa família que louvava, bendizia e amava muito a Deus e sempre ouviu com muita atenção as sábias palavras de seu pai. Seu pai, aos 56 anos de idade, ficou cego e, por isso e por outras perseguições ocorridas, devido serem uma família “de Deus”, passaram muitas dificuldades, em especial neste tempo em que o pai não podia trabalhar plenamente.

Sara também provinha de uma família consagrada a Deus, porém, na sua adolescência, passou momentos muito difíceis, pois chegou a casar-se sete vezes e todos os maridos morriam na primeira noite de núpcias, devido a ação de um demônio que perseguia a jovem após uma maldição que fora feita a ela.

Sara e Tobias finalmente foram unidos por Deus, graças a um anjo que guiou Tobias ao encontro de Sara e os dois viveram uma vida inteira juntos como marido e mulher.

O mais belo da história deles, ao meu ver, é o fato destes dois jovens não terem deixado a paixão ser mais forte que o temor ao Senhor. A santidade vivida pelos seus pais estendeu-se a eles. Sara, mesmo diante de todos os acontecimentos passados, manteve-se confiante que Deus a faria feliz e o jovem Tobias cumpriu todas as recomendações de seu pai e de seu amigo, um anjo enviado por Deus o qual o jovem pensava que era apenas um homem “de Deus”. Graças aos seus ouvidos atentos e voltados ao Senhor, Tobias e Sara ficaram os três primeiros dias de sua vida matrimonial em castidade e constante oração, pois assim foi revelado a eles que era a vontade do Senhor para que toda maldição saísse de suas vidas. Somente depois, no momento em que Deus permitiu, eles uniram-se como marido e mulher e a palavra diz claramente que foi muito mais para que dessem continuidade à uma família que teme e louva ao Senhor do que pelo ímpeto da paixão. Tobias e Sara, mesmo tendo vivido muitas provações durante a adolescência, continuaram fiéis a Deus e esta confiança em Deus foi mantida por todas as suas gerações à luz de seus exemplos: “Toda a sua parentela e toda a sua descendência perseveraram numa vida íntegra e santo procedimento, de modo que foram amados tanto por Deus como pelos homens e por todos os seus compatriotas”(Tobias 14, 17).

Façamos de Sara e Tobias exemplos para nós, que vivemos em constantes tribulações e provações neste mundo onde o que menos se vê e se prega é o temor, a santidade, a castidade, ou seja, a vida consagrada a Deus. Nosso Senhor em tudo quer nosso bem e, se deixou para nós ensinamentos, exemplos e mandamentos a seguir, não foi para nos aprisionar e, sim, pelo contrário, para nos libertar das armadilhas desse mundo e viver uma vida livre de maldades, invejas, imundícies e paixões desenfreadas que sufocam e aprisionam. É para viver uma vida plena, liberta, santa e feliz que Deus nos criou e é para isto que seus mandamentos de santidade nos conduz!

Força irmão! Jesus venceu o mundo e Ele é o seu Senhor, Ele luta por ti, torce contigo, sofre contigo e, com Ele, você vencerás!

Um abraço em Cristo!

Luciane Vecchio
luvecchio@yahoo.com.br

Leia também outras reflexões desta autora em http://www.cotidianoespiritual.blogspot.com/

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.