As principais celebrações da Igreja recebem o nome de solenidade. Como o próprio nome indica, a solenidade é “a festa das festas”, isto é, uma festa muito importante.

A palavra solenidade tem sua origem no latim sollem¬nitas. Sua formação é incerta. Porém, é provável que seja formada pela junção de duas palavras: sollus, que significa inteira, e annus, que é ano. Indica, portanto, a celebração que ocorre em intervalos anuais.

A solenidade é a forma mais nobre de culto litúrgico que podemos elevar a Deus. A Igreja classifica as solenidades em quatro graus por ordem de precedência:

1. O lugar mais importante entre as solenidades é ocupado pelo Tríduo Pascal da Paixão e pela Ressurreição do Senhor.

2. Logo em seguida, temos o Natal do Senhor, a Epifania, a Ascensão e Pentecostes. Os domingos do Advento, da Quaresma e da Páscoa. Quarta-feira de Cinzas. Os dias da Semana Santa, de Segunda à Quinta-feira inclusive. Em seguida os dias dentro da oitava da Páscoa.

3. No terceiro nível das solenidades temos: Solenidades do Senhor, da Bem-aventurada Virgem Maria e dos Santos inscritos no Calendário geral e a comemoração de todos os fiéis defuntos.

4. Por fim, o quarto grau de solenidade é ocupado pelas solenidades próprias, a saber: a) Solenidade do Padroeiro principal do lugar ou da cidade; b) Solenidade da Dedicação e do aniversário de Dedicação da igreja própria; c) Solenidade do Titular da igreja própria; d) Solenidade do Titular, do Fundador, ou do Padroeiro principal da Ordem ou Congregação.

A Instrução Geral ao Missal Romano indica que nas solenidades devem ser lidas três leituras bíblicas: a primeira de um profeta, a segunda de um apóstolo e o evangelho, fazendo memória da continuidade da obra salvífica segundo a “pedagogia divina” (IGMR, 357).

Nas solenidades o Glória é cantado ou rezado. Renova-se a profissão de fé. Geralmente as solenidades possuem prefácio próprio.

No quadro abaixo, alguns exemplos de solenidades com data fixa.

EXEMPLOS DE SOLENIDADES COM DATA FIXA

01/01 - Santa Maria, Mãe de Deus
06/01 - Epifania (comemorada no domingo mais próximo)
19/03 - São José, Esposo de Nossa Senhora
25/03 - Anunciação do Senhor
24/06 - Nascimento de São João Batista
29/06 - São Pedro e São Paulo, Apóstolos (comemorado no domingo)
15/08 - Assunção de Nossa Senhora
01/11 - Todos os Santos
02/11 - Comemoração dos Fiéis Defuntos (Finados)
(Último Domingo do Tempo Comum) - Cristo, Rei do Universo
08/12 - Imaculada Conceição de Nossa Senhora
25/12 - Natal do Senhor

Pe. Maciel M. Claro é sacerdote,
missionário claretiano. maciel@avemaria.com.br

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.