"Sempre nos preocupamos com nossos filhos, mas em tempos de férias escolares há motivos adicionais para esta preocupação. Eles têm o dia todo para ficar em casa e infelizmente a maioria dos pais não está preparada para oferecer o adequado preenchimento desse tempo.
Existe também uma preocupação adicional para a maioria dos pais, cuja situação exige que ambos, pai e mãe, afastem-se do lar para o trabalho e nem sempre é possível conciliar as férias do trabalho com as escolares. O que fazer? Deixar os filhos sozinhos? Faltar ao trabalho?

A realidade nos mostra que infelizmente não se tem uma solução adequada. Muitos pais deixam os filhos "monitorados" pela televisão, pelos videogames, ou pela internet. Seja por necessidade ou por comodismo, os perigos e os danos que os filhos sofrem dentro de casa, são muito grandes e muitas vezes desconhecidos pelos próprios pais.

Nesta reflexão, trazemos a preocupação de pais, educadores e todos aqueles que buscam o crescimento saudável de nossas crianças e adolescentes: o uso cada vez maior da internet. Todos concordamos que os benefícios da tecnologia na área da comunicação e da informação em nossos dias, são muitos e são necessários. Concordamos também que o uso inadequado pode ser danoso.

Não devemos cair na ingenuidade de achar que a maioria das famílias não tem um computador e portanto este problema não existe. Sabemos que mesmo aqueles que não têm acesso a um computador dentro de casa podem com muita facilidade acessá-lo nos mais variados lugares, desde escolas, casa de amigos, shoppings, "lan houses", etc.

Sabemos ainda que a maioria das crianças e adolescentes em férias, se não muito bem orientados, cairão no uso indiscriminado da internet e poderão estar expostos a riscos e perigos que nem eles e nem os próprios pais têm conhecimento. Esta é uma questão que deve preocupar as famílias, que deve ser discutida em profundidade principalmente por pais e educadores juntamente com os filhos, antes mesmo de entrarem em férias.

Em grande parte das famílias, existe uma enorme distância entre o conhecimento dos pais e dos filhos, no que se refere ao uso da internet. As crianças cada vez mais cedo têm facilidade de se adaptarem porque tudo isto é normal e necessário nos dias atuais. Já para muitos pais, acessar a internet é algo complicado e muito distante. Esses pais devem lutar contra o medo e investir no conhecimento que é mínimo, para poderem identificar os perigos a que seus filhos podem estar expostos, em casa ou fora.

É claro que não há espaço neste artigo para entrarmos nos diversos perigos que o uso indevido da internet pode causar, mas bate-papos aparentemente inofensivos podem levar à prática da pedofilia; bandidos podem obter informações; a pornografia indiscriminada está à disposição de todos, entre tantos outros danos.

Que os pais busquem informações, discutam com seus filhos, dialoguem, leiam. Que as escolas promovam encontros, debates e informações com os pais e alunos e que este trabalho seja contínuo.

Temos que oferecer opções. Juntamente com sua paróquia, com a escola e outros organismos da comunidade promovam a prática de esportes e outras atividades culturais que possam preencher o tempo de seus filhos com maior qualidade e segurança. Essas atividades atenuam os problemas com a internet e muitos outros. Criam um clima de amizade, companheirismo, confiança e solidariedade na família e fora dela. Se ficarmos só nas reclamações, medos, comodismo e ignorância desta realidade, vamos pagar um preço muito alto. E nós podemos mudar a situação.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.