Luciane

Imaculada conceição – Imaculada significa sem máculas, ou seja, sem manchas, o que consiste em crermos que ela já foi concebida sem o pecado original (origem = nascimento), como uma redenção "preventiva", ou seja, ela não podia estar em pecado para receber Jesus em seu ventre e amamentá-lo em seu seio virginal, o próprio Deus a preparou para ser seu sacrário, nenhum bom arquiteto faria pra si mesmo uma casa que habite o inimigo. Esse dogma foi declarado em 1854 e é festejado no dia 8 de dezembro. Há dois versículos bíblicos que nos provam este dogma.

Em Lucas 1 , 28, nas palavras do anjo, já podemos constatar a imaculada conceição de Maria, pois ela foi agraciada por Deus para que O próprio habitasse em seu ventre: “Ave cheia de graça, o Senhor é contigo”. Em português, essa saudação pode nos parecer “normal”, mas em grego (que é a língua em que o novo testamento foi escrito) o anjo chama Maria de kecharitomene, o que significa plena da graça, agora e sempre.
No outro versículo, em Gênesis 3,15, Deus promete à serpente que colocará ódio entre ela (que é o demônio) e a mulher, entre a descendência da serpente e a da mulher. A partir daqui, Deus já preparava Maria e sua descendência, aquela que veio cheia da graça para trazer ao mundo o redentor Salvador. A descendência de Maria é a partir de Jesus, logo passando para João (João 19,27) e a todos nós. Maria já estava no plano da redenção, ela é mãe de todos os redimidos (Eva dos viventes).


Para confirmar ainda mais a palavra de Deus, em 1858 (quatro anos depois da definição dogmática) ocorreu uma das aparições mais famosas de Maria em que ela revelou-se à Santa Bernardette com as seguintes palavras: “Sou a imaculada Conceição”.
Diante destes fatos efetiva-se o dogma da imaculada conceição da mãe de Jesus. Afinal, é pelo fruto que conhecemos a árvore. (Mateus 12, 33). O mérito de Maria ter sido imaculada é unicamente de Cristo, pois por Ele que Ela foi concebida sem pecado: “meu espírito exulta de alegria em Deus, meu SALVADOR” (Lucas, 1, 47).

Autor: Renato Silveira
tato211219@gmail.com
autor do Blog Cotidiano Espiritual

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.