Queridos irmãos e irmãs no amor de Deus que é Pai providente e como “uma mãe zelosa” por nós!

A liturgia nos ajuda a entrar em comunhão com Deus que se mostra zeloso e cheio de amor para com a pessoa humana. Ele tem o cuidado de uma mãe que protege e socorre nas nossas necessidades humanas. É uma oportunidade que temos de contemplar a verdadeira imagem de Deus que é de uma mãe carinhosa e de um Pai providente que vem em nosso socorro.
O profeta Isaias nos mostra um Deus comparado a uma mãe carinhosa que tem muito afeto aos seus filhos e que nunca os esquece. Como podemos conferir: “Poderá uma mãe esquecer de seu filhinho, e não amar o fruto do seu ventre”? “Mesmo se houvesse alguma mulher capaz de esquecê-lo, eu não te esqueceria jamais”. (cf. Is 49,14-15). Esta expressão tem uma profunda e decisiva manifestação da ternura de Deus e a demonstração de amor ao Povo de Deus e ao homem. Deus nos ama, não porque somos bons, mas por sermos filhos Dele.
São Paulo na carta aos corintios nos mostra a confiança que ele tem em Deus sempre e não se importa o que pensa dele ou falam dele. Assim, cada um receberá de Deus o devido louvor. Por isso nós devemos converter a esse Deus amoroso e não ficar procurando outra coisa que não nos satisfaz plenamente. A nossa atitude deve ser fiel a um Deus que é sempre fiel a nós e nos abraça de graças e bênçãos para nossa santificação. (cf. 1Cor 4,1-5)
O evangelista Mateus nos mostra Jesus dizendo que devemos confiar em Deus sempre, pois Ele é providente que cuida de cada um de nós e provê todas as nossas necessidades físicas e espirituais. Assim, Jesus nos diz; "não vos preocupeis com o dia de amanhã". (cf. Mt 6,24-34).
O cristão não pode se apegar às coisas materiais do mundo, pois isso o aniquila e o faz infeliz; "Ninguém pode servir a dois senhores, a Deus e ao dinheiro". Os trabalhos e as preocupações da vida são necessários, mas não pode ser alvo principal que não deixam de viver o lado alegre da vida na esperança e no amor compartilhando com os irmãos e irmãs de caminhada na comunidade crista, na família, na sociedade.
A nossa preocupação deve estar na busca do reino de Deus e da sua justiça e tudo mais nos será acrescentado.; Deus sabe tudo de nós e o que nós precisamos. Ele cuida da natureza e dos pássaros porque não cuidaria de nós que somos filhos criados por Ele à sua imagem e semelhança?
Assim, queridos irmãos e irmãs, caminhemos como filhos e filhas da Luz na construção de um reino de amor, partilha, justiça, defensor da vida e da dignidade humana onde todos possam viver bem.

Bacharel em teologia José Benedito Schumann Cunha 24-02-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.