A liturgia nos ajuda a comprometer com o Reino de Deus e aderir plenamente a Jesus que nos mostra, com dois símbolos significativos, o Sal e a luz do mundo. É uma continuação do sermão da montanha que propõe uma regra de vida.
O profeta Isaias nos apresenta as condições para sermos Luz. Não suficiente em praticar ritos que se tornam estéreis e vazios se não houver um compromisso que faz o homem a ser um sinal visível do amor de Deus no meio do povo e do lugar em que situamos.
(cf. Is 58,7-10)
O apóstolo Paulo avisa em sua carta aos corintios que ser "Luz" não é colocar a sua esperança de salvação em esquemas humanos de sabedoria, mas identificar-se com Cristo, nosso Senhor e Salvador. Não podemos ser cristão se não houver uma verdadeira conversão que leva mudança de vida e que haja justiça na nossa prática diária de vida comunitária, familiar e social, isto é ser coerente com a fé que professamos em Cristo (cf. 1Cor 2,1-5).

No Evangelho de São Mateus, Jesus exorta os seus discípulos a serem o "Sal da terra e a luz do mundo". Isto quer dizer para nós que devemos dar bom sabor nas nossas ações no mundo, na família e na sociedade. A nossa atitude deve coincidir com a nossa religiosidade que irradia paz, harmonia e justiça entre todos. Não podemos estar longe de Deus e do convívio com nossos irmãos, pois corre o perigo de viver uma vida sem sabor e alegria. O cristão deve fazer a diferença no mundo e permear a bondade em todos os lugares que ele estiver.(Mt 5,13-16)
Cristo reforça essa verdade, ilustrando com outra figura: "Vós sois a LUZ DO MUNDO". A luz é sinal de vida, de calor, do dinamismo, da vontade de fazer esse mundo melhor, etc No início da criação a luz colocou ordem na escuridão e no caos, a luz como coluna de fogo foi a guia segura dos que estavam fugindo do Egito. O profeta Isaias nos mostra que o servo de Javé é a luz das nações e Jesus é para nós a luz verdadeira do mundo quando ele mesmo diz: “ Eu sou a luz do mundo”. A luz e o esplendor que vem do Pai e ela que vai da sentido a vida, à dor e à própria morte. Jesus não quer ser Luz sozinho e pede para cada cristão tornar-se luz para o mundo, para os irmãos e para as estruturas desse mundo.
Só podemos ver as maravilhas de Deus, as flores e as criaturas através da luz. Ela é colocada sempre no alto para que tudo que é bom seja visto e vivido e o que não serve para vida seja rejeitados por todos. Somos um povo peregrino, temos Cristo que é o Pastor que nos leva a lugares seguros onde podemos tirar o nosso alimento partilhado, água para nos saciar e ainda receber Dele a vida em abundancia . O mundo é melhor se nós verdadeiramente convertemos a Cristo e viver em comunidade no amor, na partilha e na solidariedade com todos nossos irmãos e irmãs. Amém!

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 03-02-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.