A igreja do nosso século e uma igreja inserida nas realidades sociais latino americana e este jeito de ser igreja é um olhar muito critico a realidade em que vivemos. Já não podemos ser a igreja do Domingo e nem somente a igreja dos sacramentos(Dimensão necessária mas não única da igreja católica).
Desde muito tempo não nos é permitido viver uma fé que não saia das capelas e que não se insira nas realidades sociais do nosso povo. Por isto a Rerum novare lançou as bases para aquilo que chamamos de doutrina social da igreja, pois a igreja quer ser a voz daqueles que o mundo fez calar.
Entre tantos que levaram a sério a dimensão social da igreja podemos olhar para Dom Helder câmara, Dom Paulo Evaristo Arns, entre tantos outros que souberam que a fé é também ação ante as lutas de uma sociedade que cada vez mais despreza os pobres.
Neste pensamento acho que O Concilio Vaticano II nos ajuda a repensar nossa atitude de fé. Na Gaudium et spes está implícito o pensamento humano e social da igreja. "As alegrias e as esperanças,as tristezas e as angustias dos homens de hoje, Sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem, São também as alegrias e as esperanças, as tristeza e as angústias dos discípulos de Cristo.Não se encontra nada verdadeiramente humano que não ressoe em seu coração".(Guadium est spes pag 1,cap 1).
  Continuando o pensamento social da igreja resta a nós  humildes seguidores do evangelho de cristo a não ficar somente nas palavras mas cuidar para que seja colocada em pratica a doutrina social da igreja e para que haja justiça no mundo atual. Esta é a nossa missão enquanto igreja depois que houve a profecia da Rerum novare.
Deus seja louvado.
Sandrio cândido(seminarista imc)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.