A liturgia nos permite mergulhar no amor de Deus e prosseguir na caminhada quaresmal rumo a Páscoa do Senhor. Somos filhos eleitos no amor de Deus em Jesus Cristo. É na comunidade que somos fortalecidos na fé em Cristo, na escuta da Palavra e no alimento que dá vida a missão.

No Primeiro livro de Samuel vemos que Davi é UNGIDO por Deus para ser rei de Israel. (cf. 1Sm 16,1b.6-7.10-13a). Esta unção foi feito pessoalmente por Deus. É sinal prefigurado da unção Batismal que a Igreja confere aos cristãos que recebem o Batismo. Esta unção é sempre motivada para uma missão, um serviço e um sinal de vida para os outros. Deus nos concede a graça para sermos pessoas renovadas e agraciadas pela sua graça santificante. O apostolo Paulo nos mostra a urgência e a necessidade de vivermos como filhos da "Luz", renunciando as obras das trevas e produzindo frutos de bondade, justiça e verdade (cf. Ef 5,8-14). Isto é que vai dar as matizes na vida da pessoa que caminha com os outros rumo à casa paterna. Deus nos quer que sejamos luzes que ilumina tudo que está ao nosso redor. È colocar o perfume do amor em todas as nossas obras e que elas sejam para glorificar o nome do senhor.

O evangelista São João nos mostra Jesus ungindo um cego com o barro nos seus olhos para que enxergue a verdadeira luz. Assim Jesus revela como a Luz que traz a libertação a todas as pessoas, libertando-as das trevas que mata e escraviza. (cf. Jo 9,1-41). João mostra um itinerário cristão que toma de um inicio para aceitação plena da sua mensagem salvadora. A cura do cego tem um processo de fé, isto é sai da escuridão para a luz e esta vai depois desembocar na fé em Cristo. Assim, a cegueira curada é sinal de todos aqueles que renascem pelo Batismo na acolhida de Jesus na sua vida pela fé e deixando se ser conduzido pela sua Palavra que edifica todo ser humano.

Todo episodio começa com uma PERGUNTA dos discípulos a Jesus:- "Por que esse homem nasceu cego?" Seria castigo de Deus? Quem pecou?- Jesus RESPONDE: "Nem ele, nem seus Pais pecaram..." E continua a sua resposta, passando das palavras aos atos. Esta cura do cego precisa da cooperação da pessoa, Jesus dá o inicio e a pessoa tem que fazer algo para que haja esta graça da luz. O cego Vai a piscina de Siloé e lá ele recupera a visão. Mas, esta ida representa a adesão dele a proposta de Cristo. A água representa as águas onde Jesus foi Batizado e também o batismo que nos faz viver na Luz de Cristo como filhos da luz. Muitos não reconhecem a luz que se abriu ao cego e a todos que renascem na fé, na comunidade e na missão evangelizadora.

Não podemos ficar no tradicionalismo e nem nos formalismos de normas, que muitas vezes, matam a vida das pessoas e da comunidade cristã. Devemos sair das nossas comodidades e das vidinhas para ir ao encontro da Luz de Cristo, que não nos deixam imobilizados e acomodados no nosso mundo de individualismo, de regalias e de omissão do bem. Somos filhos da Luz e devemos fazer a diferença no mundo para que o Reino de Deus surja de forma definitiva já e plenamente concretizada na eternidade.


Bacharel em Teologia José Benedito Schumann Cunha 29-03-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.