Cada cristão e cristã são convidados para fazer a caminhada com Cristo, o servo sofredor de javé, que assumiu as nossas dores e pecados para a nossa salvação e libertação. O amor de Deus é muito grande a todos. Por que não aderir a Cristo e aceitar as suas propostas que são de vida> Nada pode atrapalhar a nossa vida se houver um propósito firme de mudança para melhor. Os muros da discórdia, da do desamor e da falta de partilha são quebrados para ficarem no seus lugares o amor que constrói vidas, partilha que nos ajudam a sermos mais irmãos e irmãs a convivência fraterna com todos;

Publicamos a reflexão de Dom Henrique Finotti - Pároco de S. Maria del Carmine, em Rovereto (TN) - retirado do livro "O ano litúrgico. Mistério e Celebração Grace "(Editora Vida Trentina, 2000).
A Quaresma é uma celebração do mistério de que a "viagem" que o Senhor realizado "com a decisão" a Jerusalém, indo até a "montanha sagrada de sua Páscoa." "Enquanto ele fazia os dias quando ele foi levado, foi muito na direção de Jerusalém" (Lc 9, 51). Esta viagem é realçada pela música da liturgia das Vésperas na sua antífona segundo no primeiro domingo da Quaresma:"Agora nós subimos a Jerusalém: será cumprida no Filho do homem ,as palavras dos profetas. "Este mistério é celebrado no tempo e no conteúdo dos "quarenta dias", prefigurada no Antigo Testamento, [1], o próprio Senhor quem já viveu no deserto, no início de sua vida pública, onde ele antecipou que luta e que a vitória, o que, no "agora" que vem da sua paixão gloriosa, será integral e definitiva. É por isso que "a jornada anual de penitência da Quaresma é um tempo de graça, durante o qual você subir ao monte santo da Páscoa." [2]
Há três realidades que dominam o cenário da Quaresma: Batismo, Penitência, Cruz. O lecionário para férias Quaresma expressa essas três áreas, respectivamente, em A. B. C.
1. Batismo: A Quaresma é um tempo privilegiado de ouvir "a voz do Pai" por "seu Filho amado" em um anúncio intensa da Palavra de Deus, a redescobrir ea adesão renovada ao batismo, que é nosso "ser cristão".
O Senhor, nos retiros e no deserto, para uma audição prolongada e em obediência total ao Pai, que está agora a escuta e obediência é realizado, de forma determinada, o caminho para a Páscoa. Os discípulos ouviram ao Pai.Os discípulos, agora longe das multidões chegam da Galiléia, são conduzidos pelo maestro a contemplar a vontade do Pai em toda a sua verdade, e os três anúncios da paixão e, sobretudo, a "montanha sagrada" em que o Pai proclama convite Majesty's para ouvir o seu "amado filho" e siga o mistério da sua morte e ressurreição, que foi confirmado por testemunhas selecionadas Moisés e Elias aparecem na glória. "
O Evangelho de "transfiguração" é sempre proclamou, segundo a antiga tradição, no segundo domingo da Quaresma, a iluminar o mistério da Cruz de glória e de fazer um flash na austeridade da Quaresma, antes da Páscoa luz da ressurreição.Em vista desses grandes eventos, a Igreja, no tempo sagrado da Quaresma, abre seus filhos nas páginas da Escritura com a abundância e convida você para ouvir a Palavra de Deus com grande empenho e apoiar os catecúmenos no momento importante da última grande catequese antes de os sacramentos pascais, e preparar todas as pessoas a renovarem os seus votos de batismo com vividamente a noite antes da Páscoa, o objetivo do nosso itinerário quaresmal.Quaresma é um tempo de tão grande clima na catequese litúrgica e sacramental, é a fé anual da escola. Na verdade, a composição do Lecionário da Missa, e de férias e trabalho, é extremamente precisa e ricos para dar à comunidade cristã um programa rico e concentrado de catequese, que se expressa principalmente na homilia aos domingos e dias de semana, e que é novamente prorrogada e complementar a celebração de uma semana "estacional". Quaresma é também o "catecumenato" é a expressão mais intensa e típica, com os ritos da "eleição", com "cédulas", a "extradição" e à proclamação das páginas muito sobre a iniciação dos sacramentos.
"Toda a iniciação cristã tem um caráter pascal, desde a primeira participação sacramental na morte e ressurreição de Cristo. Para esta Quaresma tem de chegar a toda a sua força como um tempo de purificação e iluminação, especialmente através da "eleições" e "entrega'...".[ 3] O rito de palavras catecumenal "Efatá" Open "(Mc 7, 34b) para toda a Igreja invoca a graça de ouvir que inspira nos corações dos fiéis, a invocação do profeta bíblico Samuel:" Fala, Senhor, por que o teu servo escuta "(1 Samuel, 3, 9) e fundou a esperança de que, como o antigo profeta, mesmo para nós a Palavra de Deus para alcançar a plena aceitação e fertilidade: "Samuel não deixá-lo ir para esvaziar uma de suas palavras" (1 Sm 3, 19).


Colaboração Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 07-03-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.