A liturgia nos faz mergulhar na imensidão do amor de Deus por nós, pois em Cristo nós temos vida nova. Jesus nos dá garantia da ressurreição a todos que aderirem a Ele e que queira trilhar o caminho do Senhor. O batismo nos traz a vida nova e nos garante a eternidade na graça de Cristo.

No livro de Ezequiel anuncia VIDA NOVA para todo o Povo de Deus. (Ez 37,12-14) O Povo de Deus, exilado na Babilônia, desesperado e sem futuro, vivia uma situação de Morte. Quando falta liberdade há trevas na vida e muitas vezes nos deixam encurralados para a morte. Ai surge a missão do Profeta Ezequiel que procura alimentar a esperanças dos que estão exilados e mostra que Deus não abandona o seu Povo escolhido, pois Ele é fiel. Ezequiel mostra a visão dos ossos ressequidos que saem dos túmulos,

Assim, O Espírito do Senhor sopra sobre eles e eles ganham vida. Deus sempre transforma a morte em vida e momento de nosso desespero em vida em abundancia. Deus promete a nova volta do Povo a sua terra e desse restaura a esperança dos exilados para a vida, a paz e a felicidade. Deus não nos deixa na morte e no tumulo do desespero mas para esperança que gera vida e liberdade.

O apostolo Paulo lembra que o Espírito de Deus ressuscitou Cristo e o introduziu na glória do Pai.No Batismo, cada cristão, recebe mesmo Espírito, que dá vida. Assim, faremos parte do novo Povo de Deus, nas águas do Batismo que gera vida nova na graça de Cristo que ilumina toda a vida pessoa.(Rm 8,8-11)

No Evangelho de São João, Jesus se apresenta como o SENHOR DA VIDA. (Jo 11,1-45). Jesus é avisado da doença de Lazaro, mas Ele parece que não se preocupa e os apóstolos acham isso estranho, pois Lazaro é o amigo de Cristo. Mas Jesus os repreende e fala a doença dele é para a gloria de Deus. Jesus diz: Ele está dormindo" e fica com eles mais dois dias... Jesus se encontra com Marta e fica sabendo que Lazaro está morto se comove e chora. Não é choro de desespero mas de carinho, afeto e de solidariedade.

É a demonstração que Jesus de fato amava Lazaro. No dialogo com Marta Jesus fala firme que é: "Eu sou a ressurreição e a Vida e ainda fala: Aquele que crer, ainda que estiver morto viverá... “Você crê nisso”?” - Marta professa sua fé: “Sim, eu creio, que tu és o Cristo...” Jesus diz em bom tom: “Tirai a pedra...”. O túmulos nos separa dos vivos e Jesus ora ao Pai: “Pai, eu te dou graças, porque me ouvistes...” e dá a ordem: “Lázaro, vem para fora... Desatai-o... e deixai-o andar”. E desse modo Lázaro recupera a Vida. Diante da morte há solidariedade das pessoas, mas no episodio da morte de Lazaro, sua casa é o lugar da dor da morte e do desespero. Jesus não VAI até lá, pois Ele é a esperança da vida. A vida não pode estar presa na cultura da morte e sim deve vir para fora onde tem luz, liberdade e vida. Jesus, Ele é a Ressurreição e a Vida, só Ele é que dá a vida plena aos seus.

A morte é apenas a passagem para a vida plena. A Igreja nos mostra a Ressurreição de Lazaro que é um sinal que prefigura a Ressurreição de Cristo. No Batismo morremos para o pecado e nascemos para nova vida da graça. Assim, queridos irmãos e irmãs, somos chamados a ser discipulos de Cristo, mensageiros da vida nova para todos e ser sempre anunciadores que em Cristo somos totalmente integrados no Reino que leva para a eternidade sem fim. Amém


Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 06-04-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.