Amados irmãos e irmãs,

Hoje é o inicio do Tríduo pascal na qual revivemos e celebramos os mistérios principal da nossa fé católica. Sabemos que toda missa é Memorial da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.
Hoje nós temos a ceia da despedida, Jesus nos dá o pão da vida, nos mostra o serviço aos irmãos no Lava-pés e ainda celebramos a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial.
As leituras bíblicas de hoje nos mostram um Deus fiel a todos que o procuram e confiam. O povo judeu antes de sair do Exílio, no Egito, marca os portais com o sangue do cordeiro e faz uma refeição rápida com pão de azimos e come ervas amargas. Este acontecimento sempre foi celebrado pelo Povo de Deus até última ceia em que Jesus a celebrou com seus discipulos e inaugurou um novo tempo e uma nova aliança eterna.
“O nosso hoje entra em contato com o hoje de Jesus na ceia. Ele faz isto agora. Com a palavra “hoje”, a liturgia da Igreja quer induzir-nos a olhar com grande atenção interior para o mistério deste dia, para as palavras com que o mesmo se exprime. Procuremos, pois, escutar de maneira nova a narração da instituição da Eucaristia tal como a Igreja, com base na Escritura e contemplando o próprio Senhor que a formulou “(cf. Homilia do Santo Papa Bento XVI na Quinta-Feira Santa, dia 9 de abril de 2009)
Hoje Jesus é o novo Cordeiro imolado, na cruz e alimentado na ceia Eucarística. A Páscoa cristã é também a celebração da Libertação, da partilha, da preservação da vida, Memorial dos feitos de Deus a humanidade. A eucaristia é a perpetuada em todo tempo no sacerdócio da Igreja. Na missa, não é uma narração autônoma e repetitiva , mas é atualização da instituição da Eucaristia por Jesus no cenáculo com seus discipulos e esse mistério do pão e do vinho se converta para nós no Corpo e Sangue de vosso amado Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo”. A Igreja orante fixa o olhar nas mãos e nos olhos do Senhor. Quer de certo modo observá-Lo, quer perceber o gesto do seu rezar e do seu agir naquela hora singular, encontrar a figura de Jesus por assim dizer também através dos sentidos. “Ele tomou o pão em suas santas e adoráveis mãos…”. Olhamos para aquelas mãos com que Ele curou os homens; mãos com que abençoou as crianças; mãos que impôs sobre as pessoas; mãos que foram cravadas na Cruz e que para sempre conservarão os estigmas como sinais do seu amor pronto a morrer. Agora somos nós encarregados de fazer o que Ele fez: tomar nas mãos o pão para que, através da oração eucarística, seja transformado. Na Ordenação Sacerdotal, as nossas mãos foram ungidas, para que se tornassem mãos de bênção. Peçamos ao Senhor que as nossas mãos sirvam cada vez mais para levar a salvação, levar a bênção, tornar presente a sua bondade (cf. Homilia do Santo Papa Bento XVI na Quinta-Feira Santa, dia 9 de abril de 2009)
No seu Evangelho, São João refere-nos, mais amplamente do que os outros três evangelistas e com o seu estilo peculiar, os discursos de despedida de Jesus, que se apresentam quase como o seu testamento e a síntese do núcleo essencial da sua mensagem. No início destes discursos, aparece o lava-pés, no qual o serviço redentor de Jesus em favor da humanidade necessitada de purificação é resumido num gesto de humildade (cf. Homilia do Santo Papa Bento XVI na Quinta-Feira Santa, dia 02 de abril de 2010)
Jesus, mestre e Senhor, despojam do manto, pega uma bacia e põe a lavar os pés dos discipulos. Esse gesto é o sentido de entrega, de serviço e de amor aos irmãos. Assim, a cruz de Cristo tem sentido no amor extremo de Deus por nós.
Esse gesto de Jesus que foi renovado e repetido por nós, deve ser lembrado e vívido por todos que querem seguir Jesus. Devemos sair do nosso egoísmo, do nosso comodismo para servir aos outros no amor despojado, sem querer privilégios ou tirar vantagens nos serviços prestados à Igreja, na comunidade ou na sociedade.
Que a partilha, o amor, o perdão, a solidariedade estejam no nosso meio, isto é, na Igreja, na família e na sociedade. Amém

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 21-04-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.