Amados irmãos e irmãs,

Hoje é uma noite especial, celebramos a vitória da Vida sobre a Morte. Agora a morte não tem mais primazia, ela deu lugar para o Ressuscitado. No jardim do Édem, o homem e a mulher, experimentam a morte na arvore da vida que eles não podiam experimentar o fruto dela. Agora o remédio da imortalidade vem do pendente que estava na cruz feita de madeira extraída de uma arvore.
Caros irmãos e irmãs, devemos libertar do homem velhos que veste a morte que é o pecado, mas devemos revestir do homem novo que vem da vida da graça. São Paulo a carta aos gálatas nos exorta: devemos largar das vestes velhas que são “fornicação, libertinagem, devassidão,, idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, intrigas, discórdias, facções, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a essas (cf. Gl 5,19ss)
Revestí-vos das vestes novas da graça que vem do Batismo. O que significa vestes novas. Assim, podemos dizer que temos que ser coerentes na vida, ser bons, justos, fraternos, solidários, procurar uma vida sem pecado, viver o amor desinteressado, viver a partilha e o bem comum para todos. Ser um balsamo para o nosso irmão e irmã que precisam de nós para ter vida, procurar fazer o bem, colocar as mãos na massa e fazer acontecer a vida.
A fé cristã nos ensina que, no Batismo, somos revestidos com a nova veste de Deus, mas essa mudança de vestes é um processo que dura toda a vida. "Aquilo que acontece no Batismo é o início de um processo que abarca toda a nossa vida – torna-nos capazes de eternidade, de tal modo que, na veste de luz de Jesus Cristo, podemos aparecer diante de Deus e viver com Ele para sempre" (disse na homilia do papa Bento XVI 03-04-2010).
O Santo Padre citou ainda, na homilia da vigília da Páscoa do ano passado, uma antiga lenda judaica, contida no livro “A vida de Adão e Eva”. “A história conta que Adão, em sua última doença, mandou o filho Set junto com Eva à região do Paraíso em busca do óleo da misericórdia, que poderia curá-lo”. Segundo a lenda, o anjo Miguel, que estava no local, não lhe entregou o óleo, explicando que depois de 5.500 anos viria o amoroso Rei Cristo, o filho de Deus, e todos que acreditassem Nele seriam untados com o óleo da misericórdia. Assim, Bento XVI destacou que também hoje os homens andam à procura de tal substância curativa. "A ciência médica atual, incapaz de excluir a morte, procura, contudo, eliminar o maior número possível das suas causas, adiando-a sempre mais; procura uma vida sempre melhor e mais longa” (homilia do papa Bento XVI 03-04-2010).
O Papa afirmou que “a erva medicinal contra a morte deveria ser diferente. Não deveria levar apenas ao prolongamento indefinido da vida, mas transformar a nossa vida de dentro para fora, criando em nós uma vida nova” - apontou o Papa. E afirmou: "Sim, a erva medicinal contra a morte existe. Cristo é a árvore da vida, que se fez novamente acessível. Se aderimos a Ele, então estamos na vida", e concluiu, "o Senhor ressuscitado nos dá a alegria: a verdadeira vida” (homilia do papa Bento XVI 03-04-2010).
Assim, meus amados irmãos e irmãs, queremos dizer a todos nesta noite santa, que a pessoa humana procura solução para os seus males, inclusive da morte. Será que tivesse esse remédio que prolongasse a nossa vida na terra seria a solução, pois corremos risco de ter uma nação envelhecida sem jovens e como poderíamos subsistir. O remédio da imortalidade que buscamos vem do nosso interior, renovando os nossos corações para estar na intimidade de Cristo vivo e ressuscitado. Se quisermos ter vida plena e eterna devemos ter a fé. Ela é capaz de mudar o homem velho do pecado para a vida nova da graça. Ele nos capacita para estar em comunhão com Ele, o Deus da vida. O Batismo já começou em nós o germe da imortalidade e da misericórdia de Deus.
Assim, se lê no livro de Henoc: "Então Deus disse a Miguel – assim continua o livro de Henoc: 'Toma Henoc e tira-lhe as vestes terrenas. Unge-o com o óleo suave e reviste-o com vestes de glória! ' E Miguel tirou as minhas vestes, ungiu-me com óleo suave; este óleo possuía algo mais que uma luz radiosa... O seu esplendor era semelhante aos raios do sol. Quando me vi, eis que eu era como um dos seres gloriosos" (Ph. Rech, Inbild dês Kosmos, II 524) (homilia do papa Bento XVI 03-04-2010) .
Assim, amados irmãos e irmãs, a luz, a veste nova, a profissão de fé, a unção, a renúncia ao pecado e ao mal, o compromisso de assumir com Cristo uma vida da graça na comunhão com Deus, com os irmãos e irmãs no Batismo significam que a vida nova renasce na morte e ressurreição de Cristo.
No decorrer dos séculos, os símbolos tornaram-se mais escassos, mas o acontecimento essencial do Batismo continue sendo o mesmo. Este não é apenas um lavacro, e menos ainda uma recepção um pouco complicada numa nova associação. O Batismo é morte e ressurreição, renascimento para a nova vida (homilia do papa Bento XVI 03-04-2010).
“Sim, a erva medicinal contra a morte existe. Cristo é a árvore da vida, que se fez novamente acessível. Se aderirmos a Ele, então estamos na vida. Por isso, nesta noite da ressurreição, cantaremos com todo o coração o Aleluia, o canto da alegria que não tem necessidade de palavras. Por isso Paulo pôde dizer aos Filipenses: "alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos!" (Fl 4, 4). Não se pode comandar a alegria. Somente pode ser dada. O Senhor ressuscitado nos dá a alegria: a verdadeira vida. Já estamos protegidos para sempre guardados no amor d'Aquele a quem foi dado todo o poder no céu e na terra (cf. Mt 28,18). Assim, seguros de ser escutados, peçamos, como diz a oração sobre as oferendas que a Igreja eleva nesta noite: Acolhei, ó Deus, com estas oferendas as preces do vosso povo, para que a nova vida, que brota do mistério pascal, seja, por vossa graça, penhor da eternidade. Amém” (homilia do papa Bento XVI 03-04-2010).
Viva! Jesus Cristo, Ressuscitado! Viva a Vida!

23-04-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.