Neste domingo, celebramos o domingo do Bom Pastor. No antigo testamento temos a figura do pastor que cuida das ovelhas e zela pelo rebanho. Jesus é Cristo é o Bom Pastor que cuida, toma conta e sempre está disposto a ajudar a todos. Ele está sempre a frente, levando as pessoas a lugares seguros e com abundância de vida. Nas nossas comunidades cristãs quem estão conduzindo uma pastoral ou missão de liderança, nós atribuímos a eles esse titulo de pastor também.
No livro dos Atos dos Apóstolos e a Primeira carta de Pedro, vemos de Pedro a explicação de como entrar pela Porta, ou escutar a voz do Pastor. É através e mediante a conversão e o Batismo que entramos em comunhão com Cristo na sua Igreja. Eles são credenciais para que o cristão esteja plenamente em comunhão com Deus e com os irmãos na comunidade cristã. É preciso aderir plenamente a Cristo para que haja mudança na nossa vida, na família, na sociedade e na Igreja (cf.At 2,14a.36-41). O cristão deve seguir os passos de Cristo, sempre procurar fazer o bem, mesmo sob o peso do sofrimento e ingratidão do mundo. No mundo temos tribulação, mas a nossa fé em Cristo nos dá a certeza de vida eterna e em abundancia (cf. 1Pd 2,20-25).
O salmo nos lembra e nos faz esperançosos na caminhada na construção do Reino. Se estivermos com Ele, o Senhor, nada nos faltará, pois Ele é o pastor que nos conduz. Esse desejo de ficar com Ele traz segurança, por isso não devemos perder tempo em picuinhas, fofocas, maldades, egoísmos e tudo que nos podem separar de Deus e dos irmãos (cf. Sl 22).
No Evangelho de São João, Jesus se apresenta como o Bom Pastor. É um relato muito bonito da missão de Jesus, pois Ele é mestre e pastor que nos leva a lugares seguros, tranqüilos, com águas puras e alimentos em abundancia. Jesus nos mostra o caminho que leva para o Pai, mas nos adverte para trabalhar em prol da vida para todos na justiça e na solidariedade. Onde houver um necessitado, ali deverá ter um cristão disposto a trabalhar em prol da partilha para que todos possam ter vida plena já neste mundo. Jesus nos conhece, como pastor que conhece as suas ovelhas. Elas seguem e ouvem a voz do pastor e reconhecem Nele a segurança e o cuidado que Ele tem por todos.
O pastor não deixa o ladrão e o mercenário roubarem as ovelhas ou fazerem mal a uma delas, pois Ele dá a vida por elas (cf. Jo 10,1-10).
Só em Jesus que podemos caminhar, Ele é a porta segura que todos devem passar por ela para chegar ao Reino definitivo. A Igreja é conduzida pelo mandato de Cristo pelo papa e seus sucessores, os bispos e padres que tem a grande responsabilidade de conduzir o povo de Deus na verdade de Cristo a eles confiados. No nosso ministério não podemos tirar vantagens pessoais e nem ter privilégios, pois isso contrasta com a imagem verdadeira do Pastor que é Cristo. Que sejamos zelosos na doutrina e perseverantes na oração nas nossas missões e que no nosso agir cristão irradie a verdadeira Luz do Ressuscitado que está no nosso meio. Precisamos evangelizar com a nossa vida e com nossas atitudes coerentes da fé que professamos e assim a Igreja suje com sol que brilha sem ofuscar ninguém. Amém

Bacharel em Teologia José Benedito Schumann Cunha 11-05-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.