Queridos irmãos e irmãs em Cristo no amor de Maria e na intercessão de nossa querida Santa Rita

A liturgia de cada domingo nos inseri cada vez mais no mistério do Cristo vivo que está no meio da comunidade que se reúne em torno do altar e da mesa da Palavra. Deus nos quer unidos e em vida de comunidade. Nela aprendemos a sermos participantes, solidários e promotores de justiça.

No livro dos Atos dos apóstolos encontramos o 1º Conflito na Comunidade de Jerusalém e nos mostrou como que eles resolveram o problema. Os cristãos (At 6,1-7)Os cristãos de origem grega queixam-se que as suas viúvas não estão recebendo a mesma atenção do que as viúvas judaicas, então os Apóstolos propõem a escolha de sete homens honrados, para que eles possam ficar mais livres para a Oração e para o serviço da Palavra. Ai tem o primeiro ministério na Igreja, o o diaconato que é o serviço para que o padre possa desempenhar melhor o seu ministério sacerdotal, isto é na confissão, no aconselhamento e na celebração da Eucaristia.

A comunidade tem seus membros, e todos são chamados a colocar os seus dons a serviço dela, através da participação nas pastorais e movimentos. Quando participamos em uma comunidade sempre termos problemas e conflitos, esses não podem se obstáculos para a nossa missão, mas que cada um possa enfrentar com a coragem esses desafios e superá-los na graça de Deus e na comunhão mais intima com o Senhor. Nós somos chamados a viver a unidade na pluralidade na comunidade de irmãos. Somos servos que estão a disposição do Senhor para cuidar, ajudar e ensinar as pessoas a se libertarem do pecado e aderirem a Cristo de modo pleno.

Na primeira carta de Pedro vemos que Pedro compara a Igreja a um Edifício Espiritual, no qual Cristo é a "Pedra angular" e os cristãos "Pedras vivas". Se olharmos o antigo testamento temos o templo de Jerusalém que foi construído com pedras materiais, agora cada um de nós é o templo vivo do Senhor com Pedras vivas, onde deve reinar a caridade, a justiça e o amor na vivencia comunitária, na família e na sociedade. (1Pd 2,4-9).

No Evangelho de São João vemos a Igreja como um Povo Peregrino que está a caminho para o Reino definitivo e para Deus, quem nos guia é Jesus Cristo, Senhor da vida e vivo no nosso meio, que caminha para Deus, guiado por Cristo. Jesus nos mostra que Ele é o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA. (Jo 14,1-12). Jesus já mostra que está para ir embora definitivo e nos deixará o Espírito Santo que vai dar força e ânimo para a nossa missão de anunciar o seu evangelho. Hoje Cristo confia em cada um de nós que fazemos parte da comunidade cristã. É ele que nos dá garantia da salvação, nos revela o coração misericordioso de Deus e nos dá vida verdadeira que nunca termina na eternidade com Ele. Cada um deve achar o seu lugar na Igreja e se empenhar para o bem da comunidade e do povo de Deus. Assim a Igreja torna-se radiante de luz da presença Ressuscitado, porque todos participam, tem vez e voz.

Queridos irmãos e irmãs, nesse ultimo dia do tríduo, celebramos a memória de Santa Rita no mistério de Cristo vivo no nosso meio. Ela é querida pelo sagrado espinho de Cristo. Ela soube configurar a sua vida no Cristo que sofreu e sofre nos mais humildes e sem vez na nossa sociedade que é muitas vezes materialista e egoísta. O espinho representa a dor do sofrimento, da falta de amor para com os outros, a carência do pão material e espiritual. Santa Rita nos ensina que é em Jesus que vamos encontrar forças para as nossas atividades humanas, religiosas e comunitárias.

Jesus com a coroa de espinho na cabeça torna-se Rei sofredor que serve a humanidade no amor extremo, de um sofrimento atroz, mas que nos santifica e nos salva. Santa Rita participa um pouco desse sofrimento recebendo um espinho da coroa de Jesus na sua fronte e se solidariza na sua dor e se torna intercessora de cada um de nós para ajudar nas causas impossíveis e desesperadoras de nossa vida humana e da nossa história em que vivemos.
Que este dia nos desperta para o amor servidor, para ser bálsamos aos que mais sofrem e quando o sofrimento chegar até nós, possamos fazer como Santa Rita confiar Nele e participar também de um pouco do sofrimento que foi de Jesus na via crucis e na cruz redentora. O perfume de nossas ações será como rosa bonita que também tem os seus espinhos para que a caridade aconteça no nosso meio.

Assim, possamos caminhar livres e decididos na construção de uma sociedade, de uma comunidade e de uma família mais humana e fraterna entre nós para que o Reino de Deus possa ser vislumbrado já aqui na terra e perpetuado no céu para sempre. Amém

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 21-05-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.