A Igreja Católica celebra nos próximos dias duas grandes festas que são a ASCENSÃO e o PENTECOSTES. A liturgia nos permite entrar sempre em comunhão com Deus e com os irmãos de caminhada. A Palavra de Deus ilustra-nos esses dois fatos que são relevantes na vida da Igreja. Deus sempre está conosco e presente na sua Igreja pela presença do Espírito Santo. Jesus está na casa a do Pai, enviando a cada um de nós a força e a graça de podermos construir um mundo mais justo e humano.
No livro dos Atos dos apóstolos narra para nós o início da missão evangelizadora da Igreja, fora de Jerusalém. (cf. At 8,5-8.14-17). Aqui vemos os apóstolos João e Pedro que são enviados a Samaria para completar a missão da iniciação cristã feita pelo diácono Felipe, dando o dom do Espírito Santo aos novos batizados através da imposição das mãos, qui vemos o Magistério oficial confirmando o serviço do diácono. Assim o Pentecoste samaritano acontece como foi na casa do centurião romano, que podemos dizer que foi também um pentecoste pagão. Deus não faz acepção de pessoas, todos têm vez e voz na sua Igreja.
Aqui podemos observar que lá e como hoje, que o Batismo é completado com a unção do óleo do Crisma e pela imposição das mãos do Bispo no sacramento da confirmação e desse modo o cristão recebe a plenitude do espírito santo. Para que o cristão seja de fato congregado numa comunidade de fé, precisa do Batismo, fidelidade na escuta da Palavra, uma vivencia da fé em comunhão com toda a Igreja.
Na primeira carta de São Pedro, vemos São Pedro que exorta os cristãos à fidelidade e aos compromissos assumidos com Cristo no Batismo. (cf. 1Pd 3,15-18). A fé do cristão exige uma coerência de vida cristã que estão na concretização da sua missão como profeta, sacerdote e rei. Cada pessoa cristã de fazer a diferença no mundo, ser luz para os outros, ser solidários, ser misericordioso e viver a partilha na sua comunidade, na sua família e na sociedade.
No Evangelho de São João vemos o discurso da DESPEDIDA de Jesus. É como um testamento que o Mestre deixa à Comunidade antes de partir. Jesus dá as diretrizes para cada cristão que tem fé Nele possa seguir adiante a missão Dele onde cada um estiver. (cf Jo 14,15-21) Os discipulos se entristecem pela futura ausência de Jesus, mas Ele os anima e promete a força do Espírito Santo que vira sobre eles. Ele não nos deixar nunca, pois a sua presença é garantida na atuação espírito Santo. Ele vai acompanha a missão deles e da Igreja em todos os tempos. Esta é grande graça que cada um de nós tem de viver em intensa comunhão com o Pai e o Filho, pelo Espírito da Verdade, que nos é dado como dom da Páscoa.
Isso será evidente na medida em que observamos os mandamentos, como Jesus diz: "Quem me ama... guarda os meus mandamentos...". Desse modo quem vive o amor é que pode receber o Espírito Santo. O amor quebra a barreira do medo e nos faz forte diante dos problemas e obstáculos que a vida impõe. Não se trata dos 10 Mandamentos, pois já existiam no Antigo Testamento. Pouco antes, Jesus resumira toda a Lei e os Profetas em "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como ele nos amou". "Ele vos dará o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber".
Quem ama, assim, é alguém amado pelo Pai, isto se confirma: "Ele será amado pelo Pai...". Todo cristão torna-se capaz de manifestar Cristo na sua vida, como próprio Jesus diz: "Eu o amarei e me revelarei a ele..." Deus mora em nós se formos pessoas que amam no amor verdadeiro e assim confirma que Jesus diz: "Viremos a ele e faremos nele morada...”. Desse modo a comunidade mostra capaz de viver no mandamento do amor que Jesu nos deu para que o Reino Dele já possa ser vislumbrado entre nós. Nada temos, pois temos a força e a graça de Deus entre nós. Amém!

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 27-05-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.