Queridos irmãos e irmãs em Cristo com Maria, reunidos na força do Espírito Santo.


Celebramos PENTECOSTES, a festa da Igreja, Ele dá força, coragem no testemunho cristão. O ciclo pascal é concluído liturgicamente com esta festa. Deus se manifesta na entrega da Lei a Moisés. O povo judeu celebrava pentecostes, inicialmente a festa da colheita, depois celebrava a festa da chegada do Povo de Deus no Sinai, onde foi entregue por Deus os 10 mandamentos e da aliança.Com o envio do Espírito Santo, prometido por Jesus sobre os apóstolos reunidos no cenáculo com Maria, assim marca-se o início da MISSÃO e o nascimento da IGREJA. Hoje a Igreja é peregrina e caminha no mundo testemunhando Cristo que é o mesmo ontem, hoje e sempre.
No livro dos Atos dos Apóstolos Lucas descreve como um fato solene e extraordinário, acontecido na cidade JERUSALÉM na festa judaica do Pentecostes, 50 dias depois da Páscoa dos Judeus. Mas agora tem a matiz da presença santificante de Jesus através do Espírito Santo que anima e fortalece cada cristão. O espírito Santo estava presente no inicio da vida publica de Jesus e está presente na ação missionária da Igreja daquele tempo e do nosso. Aquele acontecimento transformou os apóstolos e os faz unidos numa comunidade de amor, solidariedade e de oração-serviço. Agora todos são convidados a pertencer ao Reino de Deus através da conversão e do Batismo (cf. At 2,1-11)
Aqui vemos a Igreja como uma comunidade de irmãos reunidos por causa de Cristo, animada pelo Espírito do Cristo ressuscitado que está no meio de nós, que testemunha na nossa história o projeto libertador de Jesus de toda humanidade. A igreja congrega todos na mesa da Palavra e da Eucaristia. Todos são convidados a pertencer a ela.
Na primeira carta aos corintios, recorda a ação do Espírito Santo na Comunidade. Os dons provindos do único Espírito não podem criar competição, mas devem servir para promover a unidade... (cf. 1 Cor 12,3b-7.12-13). Aqui temos os dons que são para o serviço e edificação da Igreja. O Espírito Santo nos dá alegria e esperança do Reino que já se vislumbra no nosso meio onde houver partilha, participação e fraternidade entre os irmãos.
No Evangelho, João situa a recepção do Espírito Santo na GALILÉIA,onde tudo começou, no anoitecer do dia de Páscoa. (cf. Jo 20,19-23). Na noite do primeiro dia os discipulos com medo, mas reunido juntos com janelas e portas trancadas. Eles estavam sem orientação e sem rumo, mas Jesus aparece no meio deles e dá a paz e sopro da força do Espírito Santo. Isse acontecimento renova a vida e os enche de esperança e m cada um deles e também a nós. Jesus mostra os sinais das marcas dos cravos que foram penetrados na sua pele, Ele é de fato o amor doação que marcou pra sempre na cruz. Agora a cruz é sinal de redenção, pois Jesus vive e está sempre no nosso meio. No inicio da criação Deus sopra o sopro da vida, mas com queda o homem perdeu esta vida e agora Jesus dá o novo sopro que refaz a criatura humana na perfeita imagem e semelhança de Deus.
O homem velho decaído pelo pecado ressurge na força do Espírito Santo o homem novo com a estatura da graça que vem da nossa adesão a Cristo, finalmente, Jesus explicita a missão dos discípulos como Ele mesmo diz: "Como o Pai me enviou... eu também vos envio...". Nós temo o Espírito Santo que veio até nós pelo Batismo e fortalecido como soldados de Cristo pelo Crisma. Nós somos missionários do Senhor, pois somos enviados a todos os lugares com o nosso Jeito, com os dons e carismas que o Espírito dá a cada um de nós. Amem

Bacharel em Teologia José Benedito Schumann Cunha 09-06-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.