Celebramos nesta quinta-feira a Solenidade de Corpus Christi. Nós fazemos a memória dos atos redentores de Cristo que salvou a humanidade da escuridão do pecado através da sua vida, paixão, morte e ressurreição. Hoje atualizamos na Eucaristia através das nossas missas presididas por um ministro ordenado. Celebrar esse dia é redescobrir a plenitude da Eucaristia que é a presença de Cristo no meio nós e crer que Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre.




Hoje queremos agradecer a Deus por este grande dom, que Cristo nos deu. Ao redor do altar se constrói a comunidade cristã e a vida comunitária. A Eucaristia é o sacramento da síntese espiritual da Igreja, a plenitude de comunhão do homem com Deus, com Ele, nós fazemos a experiência profunda de um Deus próximo de nós. Estar em comunhão é sentir pertença a Cristo na sua Igreja. Portanto, a missa é algo maravilhoso que participamos, pois é a festa do encontro de irmãos na fé com o Deus da vida.


As leituras bíblicas desse dia memorável refletem o sentido da Eucaristia. No livro do Deuteronômio, Moisés explica o sentido do MANÁ enviado por Deus para alimentar o Povo no caminho do deserto. É o pão que dá força para continuar o Êxodo a caminho da terra prometida.


"O Senhor te alimentou com o Maná, para te ensinar que não só de pão vive o homem, mas tudo quanto sai da boca de Deus". (cf.Dt 8,2-23.14b-16a). Esse pão que veio do céu é prefiguração do verdadeiro pão celestial que é Jesus. Jesus é a Palavra e alimenta no seu corpo a todos. Sempre Deus está ao lado do homem, ontem, hoje e no futuro, Deus não nos deixa sós.


Na primeira carta aos corintios vemos o apóstolo afirma que formamos em Cristo UM SÓ CORPO. A Eucaristia não celebra só a nossa união com Deus e a nossa identificação com Cristo; celebra também a união com os irmãos com se pode constatar: "O pão é um só, assim nós, embora muitos, somos um só corpo". Na comunidade aprendemos ser irmãos uns dos outros partilhando a vida e o bem comum. (cf. 1Cor 10,16-17)


O Evangelho de São João nos apresenta o final do Discurso do PÃO DA VIDA. Jesus dizendo que é: “Eu sou o pão vivo, que desceu do céu. Quem come desse pão viverá eternamente”. (cf. Jo 6,51-58). Jesus fez muitos sinais e milagres, um grande milagre que vemos é a multiplicação dos pães. Isso já era fantástico, mas o melhor viria que é o seu corpo tornar-se pão da vida eterna para nós. A sua palavra vem do céu que também nos alimenta espiritualmente e a comunhão nos reforça para sermos missionárias da boa noticia que Ele nos trouxe.


Mas, para que essa Palavra se transforme em vida, deve encarnar-se nas pessoas, deve tornar-se concreta, visível, testemunhada e coerente na fé em Cristo. A palavra de Deus se encarna em Jesus e nos abre as portas do céu para todos. Sabemos que os alimentos se transformam em carne em nós, assim a Palavra de Deus e a eucaristia devem tornar-se carne em nos, pois é a própria pessoa de Jesus que ouvimos e alimentamos na missa que participamos. Devemos assimilar tudo que Jesus nos deu, a sua vida, seu exemplo e a sua obediência ao Pai.


Assim, Devemos assimilar em nós Jesus e identificar com Ele, isto é, configurar a nossa vida em Jesus. Celebrar e receber Jesus na sua vida deve ter a disposição de seguir Ele sempre e transformar a nossa pessoa na pessoa de Jesus.
Hoje testemunhamos publicamente que Jesus está na eucaristia, o sacramento vital que dá vida e salvação a humanidade. Jesus é o sacrifício perfeito que nos uniu para sempre a Deus.

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 22-06-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.