A Igreja é formada por todos os batizados e todos têm a responsabilidade na evangelização. Cada um deve ser bem preparado na formação, na fé e ter uma espiritualidade cristã que se concretiza no agir da pessoa que testemunha que crê em Cristo. A Igreja é mãe e mestra, no mesmo tempo que ela cuida, zela e ajuda, ela também ensina o povo de Deus para não cair no erro e nem no fanatismo religioso. Um cristão bem formado, isto é intelectualmente e espiritualmente pode dar razão a sua fé mais amadurecida no Cristo vivo. Jesus quer revelar plenamente a sua verdade que nos liberta dos preconceitos, tabus e superstições.



O Congresso Internacional celebrativo do 50º aniversário da Encíclica Mater et magistra, escrita pelo Beato João XXIII termina no próximo dia 18, quarta-feira. O evento promovido pelo Pontifício Conselho Justiça e Paz, com o tema "Justiça e globalização: da Mater et magistra à Caritas in veritate". O Santo Padre, Bento XVI, falou no 1º dia de evento sobre os desafios contemporâneos da Igreja. A Igreja confia em primeiro lugar em Jesus e no Seu Espírito, que a conduzem pelas estradas do mundo, mas conta com atividades de instituições e a obra de anúncio e testemunho dos leigos na difusão de sua Doutrina Social. "Eles devem ser preparados espiritualmente, profissionalmente e eticamente. A Mater et magistra insiste não somente na formação, mas sobretudo na educação que forma a consciência cristã e leva a uma ação concreta, segundo um discernimento sapientemente guiado", exortou o Papa. O Congresso Internacional começou na segunda-feira, dia 16 e acontece na Sala Clementina do Palácio Apostólico Vaticano (http://www.tardecommaria.com/).


A Igreja está no mundo como uma estrela guia que leva a todos no caminho certo e sem desvio da doutrina que Jesus confiou a ela. Não podemos cruzar os nossos braços e nem achar que tudo está bom. A marca da ação de cada cristão deve estar associada intimamente a Deus na oração, na comunhão e na escuta da Palavra. Cada pessoa se aprimora para que a evangelização desse mundo aconteça, apesar das dificuldades e obstáculos desse mundo. Há muitas correntes, facções e ideologias contrárias ao ensinamento genuíno de Cristo, mas isso não é justificativa da nossa omissão. Toda Igreja é responsável pela transformação desse mundo que carece da presença de Deus. As instituições religiosas, políticas e sociais devem ter e estar animadas na força do Espírito Santo que renova todas as coisas. Precisamos ter um novo ardor missionário e mãos que colocam a serviço de todos, principalmente os afastados da religião, os doentes, os desesperançados, enfim tomar consciência que o bom testemunho ajuda que a pessoa aproxima de Cristo, Senhor e Salvador da humanidade. Amém


Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 18-06-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.