A liturgia nos permite entrar no mistério do amor de Deus a toda humanidade. Deus derrama bênçãos a todos e querem que todos entrem em comunhão com Ele. Que o mal desapareça e de o lugar para o bem para o mundo seja restaurada de modo pleno. Se olharmos a nossa realidade percebemos que o mal e o bem estão presentes na nossa sociedade. Será que Deus não sabe disso? Claro que sim. Por que Ele não extermina esse mal de uma vez? Aqui vamos ver a misericórdia de Deus que quer resgatar o que está perdido, pois muitas vezes a sociedade que cria o ambiente do mal para que ele surja no nosso meio. O que é preciso fazer? Então nós devemos é eliminar as causas que o produz para que haja o bem que todos almejam. Isso é justiça de Deus.
A Liturgia desse domingo nos lembra da bondade e PACIÊNCIA DE DEUS e nos faz um convite para que possamos conviver com essa realidade do bem e do mal, mas com a paciência e prudência que vem da nossa intima comunhão com Deus para com todos. A palavra de Deus nos convida a convivermos com os dois com paciência e prudência.
No livro da Sabedoria vemos um Deus amoroso, misericordioso e que perdoa as falhas humanas como um bom Pai mesmo diante das suas transgressões que os levam a praticar o mal que é a negação do bem. A conquista da tão sonhada terra prometida foi marcada por anos de luta onde o povo de Deus teve que enfrentar. Será que Deus podia fazer algo diante dos sofrimentos do seu povo e já eliminando os povos pagãos. Deus tem o seu momento, pois Ele ama a todos e quer que todos O conheçam, pois Ele é bom e é amor. Muito mal não vem de Deus, pois nós os criamos com a nossa vida sem a presença de Deus nela. A bondade de Deus e a sua misericórdia ultrapassam a vontade de castigar ou eliminar as pessoas, pois Ele espera que abramos o nosso coração a Ele que é Deus da vida. Assim devemos agir para com os que erram para que todos conheçam a verdade de Deus que liberta e nos livra do mal (cf. Sb 12,13. 16-19).
A carta aos romanos relata para nós a atitude bondosa e misericordiosa de nosso Deus. Quem vai dar o suporte para que percebamos isso é o Espírito Santo.. A força do Espírito nos liberta de toda maldade e nos auxilia na nossa fraqueza humana para que não pratiquemos o mal. Deus quer que sejamos livres para amá-Lo e amar todas as pessoas que estão juntos nessa jornada rumo ao céu. (cf. Rm 8,26-27)
O Evangelista São Mateus (cf. Mt 13,24-43) nos mostra a Paciência de Deus. Sabemos que o reino de Deus está presente e isso não se pode negar. Assim maus e bons se convivem, crescem e amadurecem no meio de nós. Os apóstolos têm atitude de impaciência diante das dificuldades da missão e querem que eliminem tudo que os fizeram obstáculos como podemos destacar: “Queres que mandemos que desça o fogo do céu para destruí-los?” Mas Jesus os exorta dizendo através das três parábolas do Reino: O trigo e o joio, o grão de mostarda e o fermento na massa...
Na primeira vemos a impaciência do ser humano diante do joio no meio do trigo que querem arrancar já o joio, mas Jesus fala do perigo de matar o trigo. Assim também é a nossa realidade, quando queremos arrancar o mal com toda força podemos agredir o bem que nada tem com isso. Então Jesus fala: "Deixai crescer junto até a colheita..." Não podemos perturbar o nosso coração diante de tanta negação do bem entre nós que é a inveja, o descompromisso, a fofoca ou maldade de alguns que caminham conosco na comunidade, na sociedade ou na nossa família.
Jesus fala que O reino de Deus é como uma semente de mostarda, tão pequena parece até invisível, mas quando nasce se torna uma árvore grande em que todos encontram abrigo. Assim é a nossa comunidade quando estamos unidas com Deus e juntos com os irmãos, nós podemos ver o seu crescimento entre nós. Então percebemos a ação do fermento na massa, ela cresce por inteiro. Isso é que se pode verificar quando todos na comunidade colocam os seus dons a serviço do evangelho da vida e da difusão Dele no nosso meio. Tudo irá concorrer para o Bem entre nós. Assim o Reino Deus se concretiza e vai ter a sua plenitude no céu onde estaremos para sempre com Deus, com Maria, santos e os anjos, dando gloria para sempre a Ele. Amém

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 13-07-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.