Queridos irmãos e irmãs no amor de Deus e no carinho da nossa mãe do céu, Nossa Senhora do Carmo


Hoje se inicia o tríduo a festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira desta comunidade. É neste lugar sagrado, que podemos também experimentar o amor Deus através da atenta escuta da Palavra e da eucaristia que vamos receber na nossa vida. Deus nos faz participante da sua graça em Maria que soube dar o seu sim e nos pede que façamos o mesmo. Ela á primeira educadora da fé que nos ajuda a estar em comunhão com Deus.
A liturgia desse dia nos lembra que Deus comunica com Moises na sua realidade de vida. Ele estava pastoreando e chegou ate o Monte Horeb, o lugar do encontro com Deus. Deus se manifesta em sinais visíveis. Aqui é através da sarça ardente que estava em chama, mas não se consumia. O solo é sagrado onde está Deus, por isso devemos tirar as nossa sandálias e ficar disponíveis a Ele. Não devemos ter medo de colocarmos a disposição do Deus da vida em nossas tarefas diárias e do nosso trabalho de comunidade que pertecemos. O nosso Deus é fiel à aliança feita antigamente e hoje Ele quer que continuemos firmes na fé, perseverantes na oração e na esperança do Reino de justiça, paz, partilha e amor. Aqui Moisés recebe a missão de libertar o Povo de Deus escravo no Egito e hoje Deus nos pede que sejamos missionários com o nosso sim como foi o de Maria, dispostos a levar Jesus a todos. Deus nos dá o sinal para selar a nossa missão como Ele mesmo disse a Moises que estava questionando a si mesmo da execução da missão por causa da sua pequenez, mas Deus o exorta dizendo: 'Eu estarei contigo; e este será o sinal de que fui eu que te enviei: “quando tiveres tirado do Egito o povo, vós servireis a Deus sobre esta montanha” (cf . Ex 3,1-6.9-12)
No evangelho de Mateus nos fala da oração de Jesus, dando graça a Deus pelas coisas maravilhosas que revela aos pobres e humildes. Aqui percebemos que quando o coração humano estiver livre do materialismo, do consumismo e da correria do dia a dia, pode acolher com alegria a Palavra de Deus e colocá-La em prática. O nosso sim será pleno se estivemos em comunhão com Deus Pai, com Deus Filho e com Deus espírito Santo. Nós conhecemos Jesus porque o Pai quis e a graça do Espírito Santo que nos abre para o entendimento autentico para poder viver as alegrias do Reino de Deus entre nós que são amor, fraternidade, partilha, cooperação e solidariedade ( Cf Mt 11,25-27 )
Assim, meus irmãos e irmãs, nós somos gratos eternamente a Deus por ter dado um grande presente a humanidade, a pessoa de Maria que foi concebida sem pecado e sempre se pos disponível a vontade de Deus. Ela sabia que tudo vem de Deus e para Ele todas as coisas têm a sua finalidade. Ela deixou-ser tocada por Deus e se encheu de graças e assim pode dar o sim A Deus para ser a mãe do nosso Salvador. O céu se aproximou de nós em Maria porque trouxe a nós Jesus Cristo, nosso Senhor ( Maria nos faz desejar o céu, texto postado em Modestaspropostas.blogspot.com por Jose Benedito Schumann Cunha em 03-07-2010).
O papa Bento XVI nos fala uma verdade “Que Maria inspire em todos os desejos de céu”. E ainda nos diz o papa: "Que Maria, Mãe de Deus e nossa, esteja sempre no alto de seus pensamentos e afetos, amável conforto de suas almas, guia certa de suas vontades e amparo de seus passos, inspiradora persuasiva da imitação de Jesus Cristo" (notícia tirado H2Onews - Newsletter em 25/06/2010).
O cristão deve agir configurado na pessoa de Cristo. Jesus é Deus e tem duas naturezas: a humana e a divina numa só pessoa. Ele ensinou que o amor deve ser a medida de todos os cristãos. O odio e a vingança devem ser substituídos no amor que vem do nosso Deus em nós . Somos cidadãos do céu, peregrinos na terra, mas com os olhos fixos na eternidade que será para sempre a nossa morada. Que nós possamos sempre dar o sim incondicional a Deus e dixar-se que Ele nos abrace, nos eduque e nos fortaleça com a sua graça que nos dá estatura e dignidade de filhos e filhas amadas de Deus que vai até Jesus, seguindo o exemplo de Maria que foi a mulher do sim pleno que permitiu a entrada de Deus no mundo no seu ventre, o primeiro tabernáculo e tenda do cristianismo. Amém

Iesus autem dixit illis: “ Quae sunt Caesaris, reddite Caesari et, quae sunt Dei, Deo ”. Et mirabantur super eo. (Mc 12,17)

Teólogo José Benedito Schumann Cunha 13-07-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.