Queridos irmãos e irmãs em Cristo e abraçado no amor de Deus e de Maria

Na nossa vida muitas vezes perguntamos onde Deus está diante de tantos sofrimentos e violências desse mundo. A liturgia nos permite estar em comunhão com Deus da vida. É no momento mais difícil da nossa existência humana é que percebemos a presença de Deus que vem ao nosso encontro, nos dando força e coragem para continuar a lutar para um mundo melhor com justiça para todos.

A liturgia desse domingo nos permite a ver a presença de Deus na vida das pessoas que querem estar em comunhão com Ele e com a missão. Deus sempre revela a nós nos dá o presente da sua graça redentora.

No primeiro livro dos Reis vemos Deus que se revela a Elias, na BRISA suave. Temos o profeta cansado e perseguido de morte por Jesabel, então Elias foge dele para o deserto a caminho do Monte Horeb, lugar onde Deus sempre revela aos seus. Ali Moises já teve um encontro com Deus da Libertação. O profeta imaginava que Deus viria nas manifestações violentas do tempo, mas para sua surpresa Deus vem através de uma brisa suave. O nosso Deus não se apresenta para fazer espetáculo, mas assume a realidade do Povo sofrido, trazendo esperança e liberdade. Deus fala ao profeta e ele ouve. Assim muitas vezes é na nossa vida, Deus quer nos falar, mas nos fala na imensidão do nosso silencio onde podemos comunicar com Deus da Vida. Deus se faz na humildade e simplicidade do nosso coração. É preciso entrar em comunhão com Deus e com os irmãos, nada de correria e ficar atribulado com as coisas desse mundo que pode nos ofuscar para o amor de Deus e aos irmãos. (1Rs 19,9a.11-13)

Na Carta aos romanos, Paulo fala que Deus se revelou, oferecendo a todos, uma proposta de Salvação, mas o seu povo infelizmente a rejeitou. Hoje Jesus traz a boa noticia, mas é preciso que O acolhemos para receber a graça da sua redenção que nos salva e liberta de todas as escravidões e do egoísmo que não nos deixa a sermos irmãos uns dos outros, principalmente aos que mais precisam de nós.(Rm 9,1-5)

No Evangelho de Mateus, Deus se revela na TEMPESTADE, o todo seu poder de acalmar as intempéries da nossa vida. Vemos Jesus enviando os seus discípulos para outro lado do mar, enquanto ele fica orando no monte, lugar de encontro de Deus com a humanidade. Depois Ele vai ao encontro dos apóstolos andando pelas águas. Há uma confusão entre os apóstolos sobre Jesus, pensando que era um fantasma que estava vindo a encontro deles. Mas Jesus fala (Mt 14,22-33)E Jesus se identifica: "Coragem, SOU EU, não tenham MEDO". Mas Pedro o desafia "Se és Tu, manda-me caminhar sobre as águas". Jesus aceita: "Vem!" Assim Pedro vai ate Jesus, mas tem medo e pede socorro, mas Jesus o repreende e dá a mão e o ajuda. Muitas vezes somos assim, sabemos que Deus esta conosco, mas ficamos com medo e desesperamos, mas Jesus é o nosso irmão de toda a hora e vem nos ajudar sempre.

A barca com Jesus tudo fica tranqüilo e assim quando estamos na Igreja de Cristo, sentimos segurança e paz e desse modo podemos construír um Reino de Deus já no nosso meio onde não vai faltar nada pois Cristo vai estar no nos meio. Amém

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 03-08-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.