Queridos irmãos e irmãs no amor de Deus e na graça de Cristo

A Igreja celebra a festa da Assunção de Nossa Senhora. Isso é um dogma de fé que deve ser considerado como verdade absoluta. Quem declarou esse dogma foi o Papa Pio XII em1950. Assim foi declarado"É dogma revelado por Deus que a Imaculada Mãe de Deus, a Virgem Maria, terminado o curso de sua vida terrena, foi elevada em corpo e alma à glória celestial."
Se for ver a historia da Igreja,vemos que esta FESTA da Assunção é bem mais antiga. No inicio , era a festa da "Dormição" de Maria (não se fala de morte) e da transferência de seu corpo para o paraíso. Mas a Igreja de Jerusalém já se fazia nessa época uma procissão ao túmulo de Maria.


No livro do Apocalipse:vemos Maria, imagem da Igreja. Temos Maria como figura da Igreja que é gerada na dor, uma realidade nova e Nela vemos a sua participaçã0 da vitória de Jesus Cristo que vence o mal; A mulher, com doze estrelas na coroa em sua cabeça, representa a comunidade das doze tribos de Israel. Agora, essa Mulher é Maria, a mãe do Messias..(cf. Ap 11,19a; 12,1-10ab)E como Maria, participa na vitória de Cristo sobre o Mal.


Na Primeira carta aos Coríntios: Maria, é a nova Eva e Jesus é o novo Adão, Maria, agora é sinal de uma esperança nova para humanidade, pois Jesus vai ser o Salvador da humanidade e nos faz sermos dignos do Reino de Deus.. Se pensarmos bem, a assunção é a certeza da ressurreição (cf. 1Cor 15,20-27)


O evangelista Lucas mostra Maria, a mãe de todos os crentes, pois ela creu nas palavras do anjo referente a sua maternidade.Cheia do Espírito Santo, Maria encontra palavras de fé e de esperança: doravante todas as gerações a chamarão bem-aventurada!. Assim, Maria é sinal da bondade de Deus para com a humanidade. Ela é humilde serva de Deus que faz a vontade Dele na sua vida e nos dá um grande presente, que é seu Filho, para salvar a humanidade toda. (cf. Lc 1,39-56)

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 19-08-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.