A liturgia nos faz participar do mistério de Cristo Vivo e nos convida a sermos seguidores Dele através da Cruz de Cristo. As leituras bíblicas desse domingo têm dois exemplos que são Jeremias e Pedro.
O profeta JEREMIAS descreve sua experiência de “Cruz” no serviço a Deus. Não é fácil ser discípulo e fiel a Deus, naquele tempo e também nesse tempo em que vivemos. "Seduzido" pelo Senhor, colocou toda a sua vida a serviço de Deus.Nesse caminho de ser profeta de Deus, conheceu o sofrimento, a solidão, a perseguição. Nesta situação, quase desanimou e até ao ponto de querer largar tudo, mas continuou firme, pois quem dá força é Deus de Israel, que é sempre fiel aos seus.
Assim é confirmado:"Senti dentro de mim um fogo ardente a me penetrar!..." Essa atitude de Jeremias diante dos obstáculos é também nossa. É um clamor do homem diante das incompreensões e ingratidões das pessoas. Muitas vezes parece que a missão executada esta marcada para o fracasso, mas aí vemos que Deus trabalha naqueles que são dispostos a mudarem de vida e escutam e agem com uma vida transformada. O que faz sermos corajosos e enfrentar todas as situações adversas é Deus da nossa consolação. (cf. Jr 20,7-9)
Paulo na sua carta aos romanos convida os cristãos a oferecerem a própria vida a Deus. Esse é o verdadeiro culto que agrada a Deus. Deus nos quer em comunhão com Ele. Deus exige fidelidade e amor a missão. Ser despojado e solidário a todos, nada de formalismo e insensibilidade aos que mais sofrem. Ser um agente de transformação no mundo na Igreja e na família.(Rm 12,1-2)
No Evangelho de Mateus, Jesus anuncia aos discípulos a sua Paixão e Cruz e avisa que o caminho dos discípulos é semelhante. Pedro não compreende, pensa que é fácil ser discípulo e que tudo ocorre bem , mas na missão há incompreensão, ódio, perseguição e até morte. Jesus repreende Pedro e mostra que atitude cômoda vem de Satanás.(Mt 16,21-27) Jesus rejeita energicamente as insinuações de Pedro e diz: "Afasta-se de mim, Satanás... não pensas as coisas de Deus...” E acrescenta: "Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua CRUZ e me siga". Muitas vezes achamos que a cruz de Cristo é bonita e ate comovemos, mas quando devemos assumir a nossa, então reclamos e ate desistimos do caminho de Deus para ficar na comodidade e egoísmo numa vida fácil sem compromisso com o povo sofrido.

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 27-08-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.