A liturgia nos faz estar em contato com a Bíblia, Palavra de Deus e ela torna-se um livro que nos ensina, nos ajuda no momento difícil e também de estar em contato com nosso Deus. O ultimo domingo de setembro se dedica a bíblia e foi São Jerônimo, por 35 ano da sua vida dedicando a tradução da Bíblia para o Latim, isto é a nossa vulgata.

Dia da Bíblia Sagrada podemos dar o nosso sim incondicional a Deus. Devemos procurar entender e refletir o que Deus quer para nós.

O profeta Ezequiel convida todos israelitas que estão exilados na Babilônia viverem de acordo com o sim a Deus e a sua aliança que traz vida, comunhão e justiça para sempre. Deus é fiel e quer a nossa resposta com fidelidade ao seu amor infinito por nós. Deus é sempre justo e bom. A sua misericordia é infinita porque Deus é amor (cf. Ez 18,25-28)

Paulo, na sua carta aos filipenses, nos mostra Jesus que se despoja da sua condição divina, assume a condição humana, vindo ao mundo, através da virgem Maria e como ela também diz "SIM" ao Pai até a morte de Cruz. Assim, Deus demonstra o seu amor infinito pela humanidade ate de se doar por inteiro para salvá-la da escravidão do Pecado. (Fl 2,1-11)

O evangelista Mateus nos mostra os dois sim, isto é, um sim sós fazer bonito na hora, mas depôs não cumpre e o outro sim, que antes teve uma recusas, mas em seguida ao arrependimento faz acontecer..(Mt 21,28-32). Temos a vinha do Senhor, no sentido de Igreja, onde precisa de quem cuida e zela por ela. Se Deus chama a todos para essa vinha, então devemos dizer sim ao seu chamado. Esta parábola do pai chamando os seus dois filhos para trabalhar na vinha nos faz pensar e refletir nela. O interessante desta parábola que o primeiro resmunga e diz não, mas se arrepende e vai enquanto que o outro prontamente diz sim, mas não vai. Aqui vemos quem fez a vontade do Pai não foi quem disse sim imediatamente, mas o outro que disse não e depois se arrependeu e foi.

Aqui percebemos que no tempo de Jesus tem dois grupos: um era os pecadores e o outros eram os justos estabelecidos e convencidos disto. Os judeus disseram sim a aliança de Deus, mas depois disse não ao projeto de Jesus, que é o Deus conosco no meio do Povo. Agora o outro grupo que eram os cobradores e prostitutas, estes estavam dando não a lei de Deus, mas quando são chamados por Jesus, eles dão sim ao projeto do Reino de Deus. Assim, eles entram no Reino de Deus, porque se arrependem e aceita Jesus.

Hoje somos chamados por Deus e podemos perguntar em qual grupo nós estamos? No batismo dizemos sim a Deus, mas no decorrer da vida dizemos não. Outros não conhecem Deus, mas pratica o amor e a justiça de Deus na vida. Se estivermos em caminhos errados e dizendo não a Deus, devemos arrepender e voltar para Deus e se estamos dizendo sim , mas não correspondendo na pratica, então devemos refletir e fazer uma opção corajosa a Jesus e ser uma pessoa nova. Deixar o homem velho para traz e revestir da graça de Deus num sincero arrependimento. Os outros conhecerão a Deus se amarmos uns aos outros como o próprio Jesus nos falou: "Nisto conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros como eu vos amei..." Amém

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 25-09-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.