Ao contrário do que pregam alguns, Jesus não deixou data marcada para sua segunda vinda, mas deixou alguns sinais que marcariam a proximidade do seu retorno a terra. Estes sinais foram descritos em Mateus nos capítulos 24-25. Vamos procurar fazer uma análise teológica dos dois capítulos, a fim de que entendamos mais sobre a volta do Senhor:
1. Mt 24, 1-2 - Jesus prediz a destruição de Jerusalém, que aconteceu mais ou menos 40 anos após a sua morte (70 d.C).
2. Mt 24, 3-8 - Jesus dá uma pista dos acontecimentos que virão antes de sua volta: primeiro, adverte que muitos virão dizendo ser ELE e que muitos se enganarão com os mesmos; segundo, diz que serão ouvidos rumores de guerras e guerras, porém ainda não será  o fim; terceiro, as nações se levantarão contra as outras; quarto, haverá fome e muitos terremotos; quinto, isso tudo será apenas o começo das dores (Mt 24, 8).
3. Mt 24, 9-14 - Sobre a coragem de testemunhar o Evangelho, diz Jesus: as pessoas serão entregues e mortas; serão odiadas por causa do Santo Nome de Jesus; muitos se escandalizarão, trairão e odiarão uns aos outros; surgirão falsos profetas, enganando as pessoas; a maldade de espalhará e o amor de muitos esfriará (12); quem perseverar até o fim será salvo; o Reino será anunciado ao mundo inteiro e aí virá o fim.
4. Mt 24, 15-28 - Jesus nos alerta a estarmos preparados: primeiro, que jamais deveremos nos deixar desviar pelos falsos projetos de salvação (pois aparecerão falsos Messias fazendo milagres e iludindo as pessoas);  a vinda do Filho do Homem será como um relâmpago, será vista em todos os lugares.
5. Mt 24, 29-31 - os eleitos serão reunidos para ouvirem o julgamento.
6. Mt 25, ss - Jesus ainda adverte que quando vier, reunirá a todos e separará entre cordeiros e cabritos, entre os que fizeram o bem e os que fizeram o mal, entre os que amaram o próximo e os que não amaram: então, os bons ressuscitarão para uma nova vida, na amizade com Deus, ao passo que os maus irão para um lugar onde haja choro e ranger de dentes (palavras do Evangelho).
É preciso reconhecermos os sinais da Segunda Vinda de Cristo: basta olharmos o que aconteceu com o Santo Padre Bento XVI em sua terra natal, a Alemanha, nesta quinta-feira, 22 de setembro: protestos de grupos homossexuais, protestos de grupos que acusam a Igreja de promover a pedofilia, todos numa repulsa ao líder da Igreja de Cristo na Terra.
O livro do Apocalipse, cuja missão é revelar a mensagem do Evangelho em tempos difíceis, nos alerta para algumas questões, enquanto cristãos:
1. Seu caráter não é de fazer medo, infelizmente muitos cristãos tem medo de ler o Apocalipse: sua mensagem não é de medo, mas de esperança. A esperança deixada por Jesus, de que aquele que for fiel até o fim será salvo, mesmo que para isso, tenha que dar a sua vida pelo Evangelho do Reino.
2. Segunda questão: Apocalipse 3, vs. 15-16, o Senhor nos diz:

Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.]

Neste está a gravidade maior: a maior tristeza que tenho enquanto cristão católico é de ouvir alguém dizer que crê em várias coisas, coisas que se contradizem: é católico, mas vai ao centro espírita; é católico, mas vai ao culto; é católico, mas ouve o horóscopo; é católico, mas faz oferendas a Iemanjá. Veja o que diz a Palavra: DEUS VOMITA AOS QUE SÃO MORNOS! Não se pode servir a Deus e ao demônio, ao mesmo tempo.
3. Uma terceira questão: verifiquemos os últimos versículos do livro, os do capítulo 22:

Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém
Apocalipse 22:18-21



Não podemos ter medo da Palavra de Deus. Precisamos acreditar em sua Palavra, para que possamos ultrapassar todas as barreiras, sem jamais perder a nossa fé! Não usar as  palavras do livro para fazer medo, nem tampouco, negar o que o Senhor nos mandou anunciar. O Evangelho precisa chegar a todos. Rezemos irmãos e irmãs, e peçamos a Deus a graça de sermos fieis até o fim!


Maranathá, vem Senhor Jesus!


Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.