A Bíblia é a manifestação da Palavra de Deus ao homem, através da inspiração do Espírito Santo. Os primeiros a receberem a Palavra e a missão de transmiti-la ao povo foram os patriarcas Abraão, Isaac e Jacó. No período da escrevidão judaica no Egito, Deus chamou Moisés para anunciar os seus desígnios. Foi a manifestação da Lei divina. Quando Moisés morreu, Josué o sucedeu. No período dos reis e da escravidão babilônica, a Palavra foi transmitida pelos profetas. O último profeta - aquele que fez a intersecção entre o Antigo e Novo Testamento, apesar de pertencer ao Antigo - foi João Batista. Cumpriram-se as profecias sobre a vinda do Salvador e o próprio Filho de Deus veio anunciar o Evangelho. Jesus formou um grupo de discípulos que, após sua morte, continuaram pregando o Evangelho a outras comunidades. Assim, nasceu a Igreja primitiva. 
Os relatos da vinda de Jesus estão nos quatro Evangelhos. Lucas, o mesmo autor do terceiro Evangelho, escreveu um outro livro, o Atos dos Apóstolos sobre a origem da Igreja cristã. Este livro conta a história dos dois maiores difusores do Evangelho, conhecidos hoje como coluna e sustentáculo da Igreja: Paulo e Pedro. Paulo escreveu catorze cartas às comunidades. Outros apóstolos também escreveram cartas às suas comunidades: Pedro, João, Judas e Tiago. O último livro da Bíblia é o Apocalipse, a manifestação dos acontecimentos futuros como perseguições a Igreja e a seus membros. Foi revelado a São João, durante sua prisão na Ilha de Patnos.
Assim encerrou-se a idade bíblica. Este é apenas um pequeno relato de como foi revelada a Palavra de Deus aos homens, ao longo de mais ou menos 4000 anos.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.