A Igreja, como fiel portadora da missão de levar Jesus Cristo às pessoas e torná-lo conhecido e amado, dividiu os períodos litúrgicos em anos e em tempos: os anos são divididos em A, B e C, em que se estuda e reflete na mesma sequência os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, conhecido como "sinóticos" e o Evangelho de João usado em algumas festividades litúrgicas.
Um ano litúrgico é o período que vai do 1º Domingo do Advento (geralmente no 4º ou último domingo de novembro ou no 1º de dezembro) até a Festa de Cristo Rei do Universo (4º ou 5º domingo de novembro). Esse  período se divide em outros menores TEMPOS LITÚRGICOS: são eles ADVENTO e NATAL, TEMPO COMUM, QUARESMA e PÁSCOA, representados por uma cor litúrgica e suas variações.
1. O ADVENTO é o período de preparação para a chegada do Filho de Deus que se faz homem e habita entre nós (João 1). É composto por 4 domingos no período que antecede o Natal. a liturgia desse período é voltada não só para a preparação da festividade do Natal (da primeira vinda de Jesus), mas também para a sua segunda vinda. Portanto, um período de reflexão escatológica, em que a Igreja nos chamam à conversão e à mudança de vida. A cor litúrgica é ROXA. No 3º domingo pode-se usar a cor ROSA, pois esse é o domingo da ALEGRIA, marcado pelas passagens do anúncio e do testemunho de João Batista sobre Jesus.
2. O período do NATAL vai desde a passagem de 24 para 25 de dezembro até o dia de Reis, 06 de janeiro. As festas que celebram-se nesse período são: o Nascimento de Jesus (25/12), os Santos Inocentes (28/12), a Sagrada Família (último domingo do ano), Santa Maria Mãe de Deus (01/01) e Epifania do Senhor (ou manifestação do Senhor), também conhecida como festa do Reis Magos. A cor litúrgica é BRANCA.
3. O TEMPO COMUM inicia-se no segundo domingo do ano civil, no qual se celebra a festa do BATISMO DE JESUS. É dividido em duas partes: essa primeira vai até as vésperas da Quarta-feira de Cinzas. E a segunda, após as festividades  pascais. É o tempo litúrgico em que se reflete sobre a vida pública de Jesus. A cor é VERDE. 
4. Assim como podemos dizer que o ADVENTO e o NATAL são partes de um mesmo tempo, podemos dizer o mesmo da QUARESMA e da PÁSCOA, onde o primeiro é uma preparação para o segundo. a QUARESMA é o período que vai da Quarta-feira de Cinzas até a Quarta-feira da Semana Santa. Ao longo desses 40 dias, a Igreja lembra o período de jejum e oração que Jesus ficou no deserto se preparando para iniciar sua missão. A cor litúrgica é ROXA, por ser um período de jejum e penitência.
A PÁSCOA vai desde o Tríduo Pascal (celebração da Última Ceia, Paixão e Morte e Espera), passando pela RESSURREIÇÃO (sua essência), depois por mais 6 domingos, onde culmina com o final da estada de Jesus na terra, sua ASCENSÃO aos céus, terminando com a PENTECOSTES, que é a descida do Espírito Santo sobre a Igreja Nascente. A cor é BRANCA. Após a festividade de PENTECOSTES, seguem-se algumas festas: Santíssima Trindade, Corpus Christi e Sagrado Coração de Jesus.

A Liturgia é a alma da Igreja, daí a necessidade de uma liturgia viva, que realmente promova o encontro entre Deus e seus filhos!

Por Francisco Marcos Araújo.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.